Recife, Pernambuco e o Brasil tiveram uma perda irreparável no dia de hoje. Liberato Costa Júnior representava um expoente incalculável no grau histórico e político do país. E a Câmara Municipal do Recife e seus vereadores perdem uma enorme referência política.
Todos os políticos pernambucanos que tiveram uma referência histórica, como Miguel Arraes, Eduardo Campos, Paulo Câmara e Geraldo Júlio, tinham Liberato como um grande conselheiro, um grande orientador.
Uma referência deixada num momento tão critico em que o Brasil passa de ausência de expressões humanas e políticas de brasileiros com a envergadura de Liberato Costa Junior. Ele, sem dúvida, fará muita falta.
Durante sua vida pública, Liberato constituiu um legado de homem público, voltado para a política da cidade do Recife, do nosso estado e do país. Fez escola no que se refere à forma de fazer política, conviver com seus pares e com a sociedade brasileira. Foi uma luz que iluminou a consciência política brasileira, mesmo nos momentos de trevas, onde a ausência de liberdade era considerada um valor maior e que aquele homem destemido enfrentou em prol da liberdade política e dos direitos individuais. Daí a importância de Liberato não só para a Casa de José Mariano, mas para o conjunto da vida pública brasileira. Deixa um vácuo, que dificilmente será preenchido, pelas lições que transmitiu, pelo valor humano e político e pelo seu encanto com o Recife, cidade a qual amou e exaltou durante toda a sua vida.
Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos."
Vicente André Gomes
Presidente da Câmara Municipal do Recife