Leiam a reportagem da Folha de Pernambuco, de ontem, onde o vereador Vicente André Gomes defende a importância das obras e exige desculpas em público da vereadora Aline Mariano. “Quero que diga que viu a obra em pleno funcionamento e que seu equívoco se deu por causa de uma ânsia da sua boa vontade. Isso não vai ofuscar o seu brílho”, ironizou o governista, que teve o discurso apoiado no mesmo sentido pelos petistas Joseníldo Sinésio e Jurandir Liberal. A vereadora Aline Mariano, por sua vez, assumiu ter se equivocado ao declarar que as obras estavam paradas.
Veja reportagem completa AGORA, na versão On lIne da Folha de Pernambuco:
http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-politica/534087-oposicao-se-une-a-desabrigados
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Vicente rebate acusações infundadas da oposição contra Prefeitura e vereadora reconhece erro
O Vereador Vicente André Gomes usou da tribuna na tarde de hoje na Câmara Municipal do Recife, para defender a gestão do prefeito João da Costa, com relação às obras do viaduto Capitão Temudo, assunto colocado em pauta semana passada pela vereadora Aline Mariano (PSDB), que afirmou estarem paralisadas as obras e que as estruturas do viaduto estavam comprometidas. “Ocupo esta tribuna para fazer um apelo à oposição, para que façam críticas construtivas para o Recife, e não colocações infundadas, sem a devida apuração” ressaltou.
O vereador Vicente André Gomes, por sua vez, solicitou que a vereadora Aline Mariano se pronunciasse com relação ao assunto, já que a mesma esteve no local das obras, junto com outros vereadores da oposição, e constataram que as obras estavam em pleno andamento.
A própria vereadora Aline Mariano ocupou a tribuna, em seguida, para reconhecer o erro que cometeu, afirmando que as obras não estavam paradas, como havia dito semana passada. O vereador Vicente André Gomes pediu a palavra, em seguida, e elogiou a atitude da vereadora. “Quero parabenizar Vossa Excelência, que foi grandiosa, ao reconhecer que a obra não estava parada”, ressaltou Vicente.
De acordo com o vereador, a duplicação do viaduto na Joana Bezerra está em pleno andamento. Esta ação, realizada pela Prefeitura do Recife, vai ampliar das atuais quatro para oito, o número de faixas de rolamento para os veículos, dando mais fluidez ao trânsito. Estão sendo investidos R$ 31.748.511,85, na obra que se encontra com 55% de sua execução realizada. A obra está em ritmo normal e pelo cronograma será entregue no primeiro semestre de 2010. O Viaduto Capitão Temudo está situado entre os bairros do Cabanga e Ilha Joana Bezerra.
Os vereadores Jurandir Liberal e Josenildo Sinésio (ambos do PT) apartearam o vereador Vicente André Gomes, elogiaram a iniciativa de Vicente e também defenderam a gestão petista.
Novas alças – A duplicação vai possibilitar também a interligação do viaduto com a rua Imperial, através de duas alças. Elas serão instaladas uma em cada lado do viaduto e possibilitará a quem vem da zona sul ou da zona norte, descer até a rua Imperial e de lá seguir, ou para o centro do Recife ou para Afogados.
A duplicação do Capitão Temudo é considerada uma obra importante para a melhoria do tráfego para a zona sul do Recife. A ampliação de quatro para oito faixas de rolamento irá beneficiar o deslocamento de moradores entre as zonas norte e sul do Grande Recife, melhorando o trânsito num corredor que inclui a PE-15 e a avenida Agamenon Magalhães. Esta obra complementa outras intervenções da Prefeitura do Recife com o objetivo de melhorar o tráfego para a zona sul da cidade, tais como, o alargamento da Avenida Herculano Bandeira, a inversão do trânsito no bairro de Boa Viagem e a primeira etapa da Via Mangue.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Vereador promove Audiência Pública na Câmara para tratar do Projeto Capibaribe Melhor
O vereador Vicente Andre Gomes (PCdoB) promoveu na manhã de hoje, uma Audiência Pública no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, onde foram discutidas as intervenções que ocorrerão em várias comunidades do Recife, com o projeto “Capibaribe Melhor”. Durante toda a manhã, autoridades e comunidades debateram a respeito das necessidades das comunidades envolvidas nas intervenções do Projeto. As questões dos reassentamentos e exatidão dos pontos por onde a obra vai passar são algumas das preocupações dos moradores.
De acordo com a Prefeitura o Projeto trata de uma conjugação de intervenções de caráter urbanístico, ambiental e social, e quer promover a requalificação ambiental da bacia do Capibaribe, no perímetro do projeto e a redução da vulnerabilidade urbana e social da população. O trecho vai da bacia do rio Capibaribe, situado à jusante da BR-101 até a Avenida Agamenon Magalhães.
Além de Vicente André Gomes (PCdoB), a mesa contou com César Barros, representando a Secretaria de Planejamento da PCR e a URB; Aline Sobral, representando todas as comunidades do bairro de Casa Forte; e Renata, representando a CPRH. O Parlamentar explicou que "através de um pedido de informação podemos explicar, mais claramente, que casas serão derrubadas, pois é isso que os preocupa. Outra questão, é se a quantidade de quartos das novas moradias são suficientes para receber famílias grandes".
A terceira perimetral, parte dessas obras, envolve moradores das comunidades de Santana, Vila do Vitém, Lemos Torres, Poço da Panela, entre outras. Nela, a construção de um viaduto que vai ligar o bairro de Casa Forte ao bairro do Caxangá, desobstruindo as vias do entorno, facilitando o trânsito dos carros. Eles temem serem alocados para endereços distantes das comunidades onde moram, pois não querem ficar longe do ambiente de trabalho e de suas origens. “Queremos apenas estar bem informados dos pontos que se enquadram nas intervenções. A Prefeitura ainda não dispos de um documento que possamos compreender essas intervenções", disse Aline Sobral.
O arquiteto César Barros, responsável pela coordenação do Projeto Capibaribe Melhor, falou que o Projeto não prejudicará a população. "A área saneada que hoje é de 25% irá para 60%; palafitas não existirão mais; três parques serão construídos, além da revitalização de todas as margens do Capibaribe", garantiu. "Também estamos montando um 'calendário' que mostrará o local exato da execução das obras, e poderá ser acessado por todo cidadão em breve", completou.
Ao final do debate ficou o compromisso de aguardar esse 'calendário', para acompanhar as intervenções concretas da obra. Mesmo assim, o vereador Vicente André Gomes sugeriu que a formação de uma comissão para a elaboração de um pedido de informação ao Prefeito João da Costa, através da Câmara Municipal do Recife. A reunião ficou marcada para as 15h de amanhã.
Os vereadores Luciano Siqueira (PCdoB), Jurandir Liberal (PT) estiveram presentes a audiência.
Assinar:
Postagens (Atom)