quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vereador promove Audiência Pública na Câmara para tratar do Projeto Capibaribe Melhor


O vereador Vicente Andre Gomes (PCdoB) promoveu na manhã de hoje, uma Audiência Pública no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, onde foram discutidas as intervenções que ocorrerão em várias comunidades do Recife, com o projeto “Capibaribe Melhor”. Durante toda a manhã, autoridades e comunidades debateram a respeito das necessidades das comunidades envolvidas nas intervenções do Projeto. As questões dos reassentamentos e exatidão dos pontos por onde a obra vai passar são algumas das preocupações dos moradores.
De acordo com a Prefeitura o Projeto trata de uma conjugação de intervenções de caráter urbanístico, ambiental e social, e quer promover a requalificação ambiental da bacia do Capibaribe, no perímetro do projeto e a redução da vulnerabilidade urbana e social da população. O trecho vai da bacia do rio Capibaribe, situado à jusante da BR-101 até a Avenida Agamenon Magalhães.
Além de Vicente André Gomes (PCdoB), a mesa contou com César Barros, representando a Secretaria de Planejamento da PCR e a URB; Aline Sobral, representando todas as comunidades do bairro de Casa Forte; e Renata, representando a CPRH. O Parlamentar explicou que "através de um pedido de informação podemos explicar, mais claramente, que casas serão derrubadas, pois é isso que os preocupa. Outra questão, é se a quantidade de quartos das novas moradias são suficientes para receber famílias grandes".
A terceira perimetral, parte dessas obras, envolve moradores das comunidades de Santana, Vila do Vitém, Lemos Torres, Poço da Panela, entre outras. Nela, a construção de um viaduto que vai ligar o bairro de Casa Forte ao bairro do Caxangá, desobstruindo as vias do entorno, facilitando o trânsito dos carros. Eles temem serem alocados para endereços distantes das comunidades onde moram, pois não querem ficar longe do ambiente de trabalho e de suas origens. “Queremos apenas estar bem informados dos pontos que se enquadram nas intervenções. A Prefeitura ainda não dispos de um documento que possamos compreender essas intervenções", disse Aline Sobral.
O arquiteto César Barros, responsável pela coordenação do Projeto Capibaribe Melhor, falou que o Projeto não prejudicará a população. "A área saneada que hoje é de 25% irá para 60%; palafitas não existirão mais; três parques serão construídos, além da revitalização de todas as margens do Capibaribe", garantiu. "Também estamos montando um 'calendário' que mostrará o local exato da execução das obras, e poderá ser acessado por todo cidadão em breve", completou.
Ao final do debate ficou o compromisso de aguardar esse 'calendário', para acompanhar as intervenções concretas da obra. Mesmo assim, o vereador Vicente André Gomes sugeriu que a formação de uma comissão para a elaboração de um pedido de informação ao Prefeito João da Costa, através da Câmara Municipal do Recife. A reunião ficou marcada para as 15h de amanhã.
Os vereadores Luciano Siqueira (PCdoB), Jurandir Liberal (PT) estiveram presentes a audiência.

Nenhum comentário: