terça-feira, 22 de setembro de 2009

Juventude em debate: Audiência Pública na Câmara prestou homenagem aos 25 anos da UJS


Gritos de guerra, discursos espontâneos e a presença maciça da juventude recifense. “Aqui não é somente a Casa do Povo, mas também A Casa dos Jovens” externou um dos integrantes da UJS. Foi este o clima na manhã de hoje, no Plenário da Câmara Municipal do Recife, com a realização da audiência pública pelos 25 anos da União da Juventude Socialista (UJS), com o tema: "UJS 25 anos: Por uma cidade com a nossa cara!".
Um dos objetivos do requerimento proposto pelo vereador Vicente André Gomes (PCdoB) foi parabenizar a organização juvenil e apresentar à sociedade recifense, bandeiras políticas juvenis que possam melhorar e qualificar mais os jovens da cidade. O vereador presidiu a mesa, formada pela Presidente Estadual da UJS/PE, Silvana Paula e Presidente Municipal da UJS Recife, Bárbara Aline, dos militantes Luiz Teto e Silvana Paula, além do Secretário de Juventude do PT Recife, Marcos Paulo.
O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Vicente André Gomes, que abriu os trabalhos. De acordo com o vereador, a juventude é o futuro do Brasil e a UJS representa a força e a organização de luta desta juventude. “O prefeito João da Costa já se mostrou sensível à política voltada aos jovens, criando a Secretaria da Juventude, num momento oportuno, pois, esta juventude inquieta, almeja crescer e construir um futuro brilhante para o nosso país” ressaltou Vicente André Gomes.
Em seguida, a poeta e estudante, Mariane Bigio, declamou um poema em homenagem aos jovens e foi muito aplaudida por todos. Já a presidente do UJS Recife, Bárbara Aline saudou a todos do UJS e agradeceu a iniciativa do vereador Vicente Andre Gomes, que aproveitou e lhe passou a presidência da mesa. Por sua vez, Bárbara comandou os trabalhos até o final.
O poeta Junior di Castro também aproveitou da tribuna para declamar o poema intitulado “Juventude”, no qual ressalta o sentimento do jovem na luta de conquista de seu espaço político, onde diz “Diga ao Mundo juventude, aonde queremos ir agora! Conte ao mundo juventude, está chegando a nossa hora!” diz o poema.
Em seguida o Secretário de Juventude do PT Recife, Marcos Paulo falou dos momentos de luta junto ao UJS.
O vereador Luciano Siqueira saudou o correligionário Vicente Andre Gomes e ressaltou da importância dos jovens na construção do futuro do país. “Os jovens são o presente e o futuro, por que vocês haverão de governar este país, nas sendas da liberdade do Socialismo”.
Durante a audiência, o vereador Vicente André Gomes e a UJS sugeriram à Prefeitura do Recife, a presença da UJS na construção e AÇÃO da Secretaria de Juventude do Recife. Militante do PCdoB e do UJS, Léo Bulhões, que coordenou a audiência pública, reforçou esta vontade. “A UJS não pode também ficar de fora da Secretaria da Juventude do Recife. Temos de dar nossa cara e contribuir para os trabalhos desta secretaria. A Câmara do Recife hoje dá seu exemplo. Esta que já é a casa do povo, hoje é a casa da Juventude, mas, esta casa como também outros espaços dos poderes, tem de serem ocupados pela juventude brasileira cada vez mais, por que nossa juventude tem capacidade de lutar e construir um país melhor para todos” disse Léo Bulhões.

JUVENTUDE SOCIALISTA - A UJS é uma das mais conhecidas organizações políticas juvenis do Brasil e está organizada em todos os estados da federação, onde reúne mais de 80 mil jovens filiados em todo o país, na defesa de grandes temas nacionais como a educação pública de qualidade, a liberdade de expressão, o acesso ao trabalho (primeiro emprego) e o fortalecimento de instrumentos e organizações estratégicas da nação, tais como as Universidades Públicas, a Petrobrás, a defesa da Amazônia, das riquezas do nosso solo e de recursos futuros do Pré-sal para subsidiar a educação brasileira.
Nos últimos 25 anos a UJS, através de seus dirigentes, influência entidades estudantis em nível nacional, tais como a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas, participa do Conselho Nacional de Juventude do Governo Federal, e seus representantes estão presentes em centenas de Diretórios Acadêmicos, Grêmios Estudantis, ONG's e em espaços políticos institucionais.

Nenhum comentário: