quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Vereador Vicente André Gomes faz discurso pautado na vida e carreira de Roberto Lins



LEIA, ABAIXO, O DISCURSO (NA ÍNTEGRA):

"Senhoras e Senhores, bom dia! É com grande satisfação que a Casa José Mariano concede ao desembargador Roberto Ferreira Lins, a comenda mais importante desta casa, a Medalha José Mariano.
A medalha José Mariano foi instituída em 17 de junho de 1968, para ser outorgada a pessoas físicas ou jurídicas, que tenham concorrido para o engrandecimento deste município, estado ou país. Que tenha desenvolvido ou esteja desenvolvendo destacada atuação de caráter social, com repercussão no Município do Recife. Que tenha concorrido direta e efetivamente para o desenvolvimento industrial, ou comercial, ou educacional, ou cultural, ou cientifico da cidade do Recife; e que tenha se dedicado em qualquer ramo de atividade, ao bem estar da humanidade.
Após escolhido o homenageado, o projeto de resolução é apreciado por uma comissão especial, composta pelos membros da Comissão Executiva e pelos lideres de governo e da oposição, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal do Recife.
Por isso, tenho a honra de informá-los de que o projeto de resolução que agracia a medalha Jose Mariano ao recifense Roberto Ferreira Lins foi aprovado por unanimidade nesta casa. O reconhecimento desta casa, minhas senhoras e meus senhores, é pelos relevantes serviços prestados à nossa população por este profissional tão competente e dedicado à JUSTIÇA.
Nosso agraciado, Roberto Ferreira Lins, nasceu em 1951, na cidade do Recife, onde cresceu no bairro de Beberibe, zona norte do Recife.
Filho da funcionária pública Carmem Ferreira Lins (que dedicou sua vida aos Correios de Casa Amarela) e do trabalhador da Indústria, Alcides Lins Pereira, ambos in memorian, Roberto Ferreira Lins nasceu e viveu sua juventude, humilde, no bairro de Água Fria.
Tinha uma característica especial, estudava no Ginásio Pernambucano, mas, após o horário escolar, vendia mangas na calçada de casa, após fazer seus deveres de casa.
Após seu casamento, foi morar no bairro de Casa Amarela, na rua Bela Vista, com suas duas filhas, Maria Roberta e Maria Renata. Carnavalesco, Roberto Ferreira Lins foi um dos fundadores do bloco Casou Por Que. O bloco está em seu quarto ano e sai no domingo que antecede o carnaval. A diretoria do bloco conta com a participação de grandes amigos seus, como Gustavo Paes, Guilherme Uchoa, João Campos, Stenio Neiva, Carlos Moraes e Silvio Romero. Desportista, sempre praticou Futebol de Salão, onde atuava como goleiro.
Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, a Unicap, no ano de 1975. Antes de ingressar na magistratura, militou na advocacia e foi aprovado em concursos públicos, tais como, o de Procurador do Município do Recife e do Banco Central. Em 22 de outubro de 1982, foi nomeado Juiz de Direito Substituto de 1ª Entrância, sendo inicialmente designado para a Comarca de Flores. Posteriormente, exerceu a judicatura nas Comarcas de Rio Formoso, Barreiros e Olinda. Pelo critério de Merecimento, foi promovido em 03 de outubro de 1989 à Juiz de Direito Substituto de 3ª Entrância. Em maio de 1991, tornou-se Juiz de Direito Titular na 2ª Vara do Júri da Capital, onde atuou por mais de dez anos.
No ano de 1997 foi indicado para assumir as funções de Juiz Corregedor Auxiliar para o Extrajudicial, tendo implantado e estruturado essa Corregedoria Auxiliar, até então inexistente. Durante os anos de 2000 e 2001, funcionou como Juiz Corregedor Auxiliar da Capital (3ª Entrância). Por dois biênios integrou o Tribunal Regional Eleitoral, na classe de Juíz de Direito, sendo, inclusive, Corregedor Regional Eleitoral no biênio 1996 à 1997. Desempenhou cumulativamente as funções de Juiz de Direito do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e da 2ª vara do Júri da Capital. Roberto Lins foi promovido a Desembargador, em outubro de 2004, pelo critério de Merecimento, à unanimidade de votos. È presidente da 1ª Câmara Criminal. Atualmente, ocupando o cargo de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, observamos que a vida do nosso homenageado sempre foi pautada por desafios, mas que sempre enfrentados com responsabilidade e altivez, colhendo assim, bons resultados, graças as suas qualidades e virtudes.
Por tudo isso, justifica-se plenamente, a homenagem que aqui procuramos prestar, ao Desembargador ROBERTO FERREIRA LINS.
ENCERRO COM A FRASE DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: “Os homens são como as moedas; devemos tomá-los pelo seu valor, seja qual for o seu cunho”.

VICENTE ANDRÉ GOMES
Vereador do Recife

Nenhum comentário: