segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Vicente entrega título de cidadão a provedor do Hospital Português

Vicente entrega título de cidadão a provedor do Hospital Português


Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), o provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa, é o mais novo cidadão recifense. Ele recebeu o título, aprovado pela unanimidade dos vereadores, em reunião solene realizada na manhã desta última sexta-feira (13). Conceder a honraria é uma prerrogativa do legislativo municipal a pessoas que não nasceram na cidade mas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos recifenses. O empreendedorismo do homenageado e as ações que ele desenvolve em defesa da vida justificaram a entrega do título.

A solenidade foi prestigiada por representantes da comunidade portuguesa no Recife, a exemplo do diretor do Clube Português, Luiz Vilela; diretores do Real Hospital, médicos, empresários, familiares e amigos, que lotaram galerias e plenário da Câmara Municipal. Começou às 10h30 e foi presidida pelo vereador  Eduardo Marques (PTB).  Além de provedor do Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa é industrial da construção civil e os prédios erguidos pela construtora Rio Ave, de sua propriedade, no Recife, são conhecidos pelo grande porte e designer. O empresário tem diversos títulos: cidadão pernambucano; comendador português; pacificador do Exército Brasileiro, entre outros.

Uma comissão formada pelos vereadores Vicente André Gomes, Priscila Krause (DEM) e pela diretora da Assessoria de Relações Públicas da Câmara, Ana Torti, conduziu Alberto Ferreira da Costa ao plenário.  A mesa foi composta, além do presidente da Casa de José Mariano, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves; vice-cônsul de Portugal, Adriano Moutinho; pelo irmão do homenageado e industrial, Eduardo Ferreira da Costa e pelo presidente dos Diarios Associados, Joezil Barros. O Hino Nacional foi cantado pelo Coral RHP, regido pelo maestro Tarek Bispo.

“Conhecer Alberto Ferreira da Costa é compreender sua história”, disse Vicente André Gomes, ao iniciar o discurso de saudação. Em seguida, falou da trajetória do homenageado, filho de Álvaro Gonçalves da Costa e Ana Ferreira da Silva, natural da Freguesia de São Simão da Junqueira, Conselho de Vila do Conde, em Portugal. Nascido em 4 de maio de 1936, ele migrou para o Brasil a expensas do pai para tentar melhorar de vida. Recife foi a cidade escolhida. Desenvolveu atividades comerciais, casou com a portuguesa Maria do Carmo Ferreira, com quem teve três filhos. Hoje, ele é industrial da construção civil. A partir de 1971 foi sócio do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco.  Em 1976 foi eleito Mordomo, sendo reeleito em períodos consecutivos até a data de hoje. Obteve o título e a posição de Provedor em 1992.

“Temos aqui não só um homem com visão ampla da ciência, mas também de gestão de um hospital que é referência nacional em diversas especialidades como a cardiologia e a oncologia. Não se pode imaginar a minha satisfação e a vaidade de ser o autor desta homenagem” disse Vicente André Gomes. Após a saudação, foi entregue o título  de Cidadão  Recifense que, segundo o vereador, foi sugerido pelo médico Fernando Moraes. A cantora Kelly Rosa subiu à tribuna para apresentar uma canção portuguesa.

No discurso de agradecimento, o provedor  ressaltou que se sentia honrado porque a homenagem feita pela Câmara Municipal do Recife foi baseada, sobretudo, no seu trabalho.  “Esta homenagem para mim tem um duplo significado. Primeiro porque sou um português que galgou uma posição social através do seu trabalho; segundo porque foi no Recife que cresci em labor, que fui considerado e respeitado, porque soube amar a cidade que me recebeu” .


Ele afirmou, também, que se sente um português com orgulho e brasileiro com amor. “E é esse sentimento que nos faz participar no progresso do local onde vivo há 63 anos. Com a Construtora Rio Ave, e os prédios que edifico, tenho a felicidade de contribuir com a beleza do Recife. Eu nada seria, de mim para mim,  se não tivesse a gratidão por esta cidade tão portuguesa”. Ele ressaltou ainda que a gratidão “vive em meu peito a par do sentimento brasileiro com muito amor”. E concluiu dizendo que se sentia feliz pelo reconhecimento que “esta Casa de José Mariano demonstra ao meu esforço no progresso do Recife, cidade de belos rios, a quem chamam Veneza Brasileira, e me traz hoje aqui para me dar o título de Cidadão Recifense”. A solenidade foi concluída com apresentação do Coral RHP.

Nenhum comentário: