quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Câmara realiza ação de saúde para funcionários

A Câmara Municipal do Recife deu início à ação de prevenção e promoção de saúde dos funcionários e prestadores de serviço, na manhã desta quinta-feira, 9, por iniciativa do vereador Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa. O plenarinho foi utilizado para vacinação contra hepatite B, caxumba, rubéola, sarampo e gripe (três tipos). Aproveitando as comemorações do Outubro Rosa houve, também, palestras sobre o combate ao câncer de mama e orientações para realização do autoexame de mama para mulheres e homens.
“Todos os meses vamos realizar uma ação de saúde. Será uma rotina na Câmara Municipal do Recife. Esta, de vacinação, foi a primeira”, afirmou a enfermeira sanitarista Vânia Gonçalves, que está responsável pela promoção junto aos funcionários. Ela afirmou que, dentro da programação do Outubro Rosa, irá expedir requisições para realização de ultrassonografia mamaria e mamografia em policlínicas municipais. Além de Vânia Gonçalves, duas técnicas da Secretaria de Saúde do Recife aplicaram as vacinas.
Foram 600 doses do Programa Nacional de Imunização (PNI). “De acordo com a Norma Regulamentadora 32, deve-se ofertar serviços de saúde a funcionários de uma empresa e entre os serviços oferecidos está a imunização”, explicou a enfermeira. Ela justificou que a vacinação era restrita aos funcionários da Câmara porque a população em geral pode fazê-lo gratuitamente nos Postos de Saúde da Família e nas policlínicas.
Todas as pessoas que tomaram a vacina também receberam orientações de como prevenir o câncer de mama. A doença ocupa o primeiro lugar como causa de mortes em mulheres por câncer no Brasil. O exame clínico e a mamografia, realizados regularmente, de acordo com as informações repassadas, são as formas mais eficientes para um diagnóstico precoce e maiores são as chances de cura.
Confira as fotos:













Nenhum comentário: