quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Vicente André Gomes recebe homenagem das mulheres no evento Mulher em Evidência

Recebi ontem (25), com muita honra uma homenagem especial das mulheres no evento Mulher em Evidência que ocorreu no Hotel Golden Beach.
 
Confira as fotos:
 



Confira a programação da 111ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro

Tem início no próximo domingo, dia 29, a abertura das festividades da 111ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Neste ano de 2015 a Festa do Morro, como é popularmente conhecida, terá como tema: "MARIA, REFLEXO DA DIVINA MISERICÓRDIA" e será celebrada com 56 missas durante 10 dias de festa, de 29 de novembro a 08 de dezembro, tendo como homenageadas duas instituições: O Centro de Reabilitação e Valorização da Criança - CERVAC e a Congregação Religiosa Filhas de Nossa Senhora do Divino Amor.

Confira as programações:



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

25 de Novembro - Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue


Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.


                 A vida de alguém depende de você! Não deixe de doar!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Parabéns ao Santa Cruz!

Gostaria de parabenizar a todos os tricolores e jogadores pelo retorno do Santa Cruz à Série A do Campeonato Brasileiro após 10 anos. Essa conquista é muito merecida e importante para Pernambuco.


domingo, 22 de novembro de 2015

Morro da Conceição recebe nova imagem de Nossa Senhora

Hoje (22), foi inaugurada a nova imagem da Nossa Senhora da Conceição, no morro que leva o nome da santa, em Casa Amarela (Zona Norte do Recife). Uma missa, presidida pelo pároco da igreja, Padre José Roberto França, foi celebrada às 9h com direito à bênção da imagem. A 111ª edição da festa do Morro, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, terá início no próximo dia 29 e segue até o dia 8 de dezembro. 

Confira as fotos:







Fotos: Carlos Lima



sexta-feira, 20 de novembro de 2015

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

20 de Novembro de 1625 era assassinado no Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga - Alagoas, aquele que é simbolo de resistência. As forças de dominação e as oligarquias que mantinham a escravidão - Zumbi de Palmares. Espelho que reflete a altivez, o direito, a liberdade, e sobretudo o exemplo para que as gerações atual e futuras entendam e pratiquem o direito a liberdade como o bem maior promovido pela democracia.



quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Vírus Zika e a Microcefalia

Cuidados e precauções devem ser redobrados após se constatar a presença de Zika no líquido amniótico de duas grávidas no Estado da Paraíba.

Conforme Ministério da Saúde e a Fiocruz em publicação no Diário de Pernambuco, 19/11/2015, são fatores que reforçam a ligação entre Zika e Microcefalia:

*  Os pesquisadores não acharam outra hipótese tão forte
*  Houve grande circulação do vírus zika no Brasil este ano
* Alta dispersão dos casos de microcefalia, registrados em mais de 70 cidades pernambucanas e sete estados do Nordeste. Só um mosquito teria a capacidade de dispersar um vírus dessa forma.
* O zika foi encontrado no líquido amniótico de duas grávidas da Paraíba com diagnóstico de microcefalia intrauterina confirmado.
* O zika teria uma “predileção” por atacar o sistema nervoso central, segundo estudos internacionais. 

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Orquestra Sinfônica do Recife homenageia Eduardo Campos nesta quarta feira no Teatro Santa Isabel



O 9º Concerto Oficial da Temporada 2015 da Orquestra Sinfônica do Recife terá um momento especial. É que na ocasião, o maestro Marlos Nobre apresentará uma peça composta especialmente em homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A apresentação da OSR acontece nesta quarta-feira (18), a partir das 20h, no Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, com entrada franca.


Para mais informações: 3355.3322 / 3323


terça-feira, 17 de novembro de 2015

Radialista Gino César, a voz do Bandeira 2, morre aos 79 anos

O radialista Gino César, morreu aos 79 anos no Recife na madrugada desta terça-feira (17). Ele estava internado há 15 dias por causa de problemas respiratórios e sofreu um infarto agudo no fim da noite de segunda (16). 



O radialista que cantava a notícia foi líder de audiência em todo o Brasil pelo programa Bandeira Dois que comandou por mais de 30 anos, além de também apresentar o programa, também policial, Plantão de Polícia, ambos na Rádio Jornal do Comércio. Gino César deixa três filhos e três netos e uma multidão de ouvintes e fãs.

domingo, 15 de novembro de 2015

15 de Novembro - Dia da Proclamação da República

Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca promoveu a Proclamação da República do Brasil, pondo fim ao período imperial e instaurando no país um novo sistema de governo - a República Federativa. A proclamação aconteceu na Praça da Aclamação, atual Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro que, na época, era a capital do Brasil. É por isso que, nesse dia, celebra-se esse acontecimento, sendo decretado feriado em todo o território nacional.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Câmara Municipal do Recfe dá inicio a Campanha Novembro Azul

A Câmara Municipal do Recife deu inicio a Campanha Novembro Azul. O Novembro Azul é uma campanha idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida pelo quarto ano consecutivo no Brasil. A ação orienta a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. No ano passado, a mobilização realizou mais de 1,4 mil ações em todo o País, com a distribuição de 5 milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal.


Foto: Carlos Lima

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Teatro de Santa Isabel é eleito o melhor do Brasil


Disputando o título com espaços como o Teatro Castro Alves (Bahia) e Teatro Bradesco (São Paulo). O Teatro Santa Isabel localizado na Praça da República, foi eleito o melhor teatro do Brasil pelo Prêmio Cenym 2015, realizado pela Academia de Artes no Teatro do Brasil. Parabéns ao Teatro Santa Isabel!


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Atrações fazem parte da programação do Mês da Consciência Negra


A Terça Negra traz para o Pátio de São Pedro, nesta terça-feira (10), três atrações: o Maracatu Leão da Campina e as bandas Ogá e Capim Santo. Neste mês o projeto está sendo realizado semanalmente dentro das festividades do Mês da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. As apresentações começam às 20h. A Terça Negra é uma realização do Movimento Negro Unificado em parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Núcleo da Cultura Afro-brasileira. A entrada é franca.


Abrindo a noite festiva, está o Macaratu Leão da Campina, fundado em 26 de julho de 1997 na comunidade dos Coelhos. A agremiação tem o compromisso de preservar a cultura do maracatu no Estado, realizando trabalho social através de oficinas para jovens, onde se ensina os primeiros batuques e um pouco da história do ritmo. 

Logo em seguida é a vez da Banda Ogá. Nascida com a proposta de preservar as culturas religiosas de matrizes africanas e indígenas, a banda traz essa influência em seu repertório, com elementos harmônicos que remetem à essência desses povos, com forte presença de vocais e percussão. Encerrando a programação da noite, a banda Capim Santo sobe ao palco com seu reggae embalado por letras que falam do cotidiano urbano. O grupo mistura temas como o amor, a espiritualidade e as desigualdades sociais.



sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Diario completa 190 anos de tradição e modernidade

Uma reunião solene festejou a passagem dos 190 anos do Diario de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação na América Latina. Entre tantas mudanças ao longo desses quase dois séculos de existência, sempre vinculado às lutas libertárias que tanto caracterizam Pernambuco, o DP como é carinhosamente chamado, está agora sob nova direção. Os irmãos Alexandre Rands, economista e empresário, e Maurício Rands, ex-deputado federal assumiram a presidência do jornal.

O vice-presidente Maurício Rands disse que tem consciência que os meios de comunicação são hoje muito mais plurais, mas é possível conjugar tradição com inovação. “Pernambuco sinalizou no passado rumos para o país. Ainda podemos sinalizar rumos para o Brasil. Quando se tem passado, se tem futuro. Nossa missão é histórica e comprometida com a sociedade”. 

O vereador fez questão de contar um pouco da história do Diario de Pernambuco nesses quase dois séculos de existência. Disse que o jornal faz parte do dia a dia dos pernambucanos e nada mais justo do que homenagear os 190 anos da história contada pelo próprio Diario.  Miranda Falcão cria um jornal de anúncios depois de ficar preso por participar de lutas libertárias. “O Diario de Pernambuco é patrimônio sentimental de todos os recifenses e pernambucanos”.

Maurício Rands ressaltou que a família dele estava feliz porque estava trazendo  experiência para juntar com a experiência dos funcionários para aceitar o desafio de levar adiante o Diario de Pernambuco. Disse que a história altiva do Estado foi internalizada pelo DP e não por acaso nasceu dele os Diarios Associados. “Hoje passamos por momentos econômicos difíceis, mas Pernambuco naquela época já apontava novos caminhos para o país, como relatam historiadores. Havia ali uma concepção de Brasil diferente. Por isso no orgulhamos de nosso passado. Nosso Estado sempre esteve sintonizado com as forças que anunciam um Brasil melhor”.

Para Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa, que conduziu a reunião solene, o Diario traduz as querelas da democracia sem perder a liberdade. “Via a prisão de um vereador nesta Casa após a invasão pelos militares. O DP não escondeu o fato apesar da repressão. Vou registrar em meu currículo o fato de ter presidido esta reunião”.


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Recife anuncia homenageados do Carnaval 2016

Um Clube de Frevo e um Maracatu de Baque Virado centenários, e um jovem maestro. Estes são os homenageados do Carnaval 2016 do Recife, anunciados pelo prefeito Geraldo Julio ontem (04). Celebrando a diversidade cultural da festa, recebem o posto maior da folia o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, o Maestro Forró e o Maracatu Nação Porto Rico, que foram recebidos pelo prefeito em seu gabinete, no 9º andar no edifício- sede da Prefeitura do Recife.

Confira detalhes sobre cada um dos homenageados do Carnaval 2016 do Recife:

Maracatu Nação Porto Rico
Tem como data oficial de criação o 7 de setembro de 1916, no Sítio Palmeirinha, município de Palmares, na mata sul de Pernambuco. À frente da agremiação está a Ialorixá Elda Viana, conhecida por Mãe Elda e tem como mestre Chacon Viana, filho da rainha. Suas cores são o verde e o vermelho em homenagem ao orixá patrono, Ogum. O maracatu já se apresentou em capitais como Sergipe, São Paulo e Bahia, além de países como Alemanha, Bélgica e Espanha. Já foi campeão oito vezes do Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife. Tem um CD gravado em 2003: Maracatu Nação Porto Rico: no baque das ondas.

Maestro Forró
Francisco Amâncio da Silva, o Maestro Forró, da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 14 de outubro de 1975. Filho mais novo da professora aposentada Maria da Penha e de José Amâncio da Silva, mais conhecido como "Zé Amâncio do Coco". Aos cinco anos passou a tocar zabumba e sanfona para acompanhar o pai. Começou a estudar música formalmente nos anos 1980, e integrou a banda da escola de música Dom Vital, onde ganhou o apelido de Maestro Forró. Integrou o Centro de Criatividade Musical do Recife e, posteriormente, estudou trompete na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desenvolve as atividades de músico, compositor e arranjador. Em 2002, criou na sua própria casa a Escola Comunitária de Música Zé Amâncio do Coco e assim nasceu a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH). O maestro Forró é pai de Thaís, Mylena, Mayara e Júlia.

Clube Carnavalesco Misto Pão Duro

Foi fundado em 16 de março de 1916 por um grupo de rapazes, na Praia do Pina. Sentindo fome, o grupo se dirigiu a uma padaria para comer, mas só encontraram pão velho e duro. Adquiriram mesmo assim o produto e saíram comendo. Mas, um dos rapazes, para fazer graça, colocou um dos pães numa vara e saiu pulando e cantando pelas ruas da comunidade. No Carnaval de 1917, a Troça Carnavalesca Pão Duro estava participando do seu primeiro Carnaval como agremiação formada, mas foi em 8 de outubro de 1993 que ela passa para a categoria de Clube Carnavalesco Misto. Com estandarte nas cores vermelha e verde, o Pão Duro possui músicas próprias como a Marcha nº 1 Fogão e sua marcha regresso A chave e um segredo, compostas por José de Barros.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Inauguração da Upinha Dom Hélder em Nova Descoberta

Inauguramos ontem (03) a Upinha Dom Hélder, localizada em Nova Descoberta, que vai atender cerca de 10 mil moradores da região. A nova Upinha funcionará das 8h às 17h, oferecendo o atendimento com uma equipe multidisciplinar. A unidade  tem  400 metros quadrados, que englobam 4 consultórios médicos, 1 consultório ginecológico, sala de odontologia para 3 equipes de saúde bucal, salas de vacinação,de  nebulização, outra de procedimentos, para curativos, além de recepção que é totalmente informatizada. 

Confira as fotos: 











Fotos: Carlos Lima

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

02 de Novembro - Dia de Finados

O dia de finados é uma data que traz muita saudade. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos entes queridos que já se foram e rezar pela alma deles.



 "A saudade é a eterna homenagem que prestamos àqueles que partiram."