segunda-feira, 15 de junho de 2009

Debate sobre o "Aborto" na Câmara Municipal do Recife



O vereador Vicente Andre Gomes promoveu na manhã de hoje uma Audiência Pública no Plenário da Câmara Municipal do Recife para discutir um das questões mais polêmicas da atualidade, o “Aborto”. Com o tema “O Aborto em Debate”, a Audiência Pública teve início às 9h45, com duração de duas horas, com a presença da promotora de Justiça e Cidadania do Ministério Público, Maria Ivana Botelho e do vereador Josenildo Sinésio, representando os vereadores do Recife, além do vereador Vicente André Gomes, autor do requerimento, e que presidiu os trabalhos.
Várias entidades e representantes da sociedade civil lotaram as galerias da Casa José Mariano e participaram das discussões. Entidades como, “Movimento Pró-Vida”, “Casa de Passagem”, “Casa Menina Mulher”, “Casa da Mulher do NE”, “SOS Corpo”, além do representante da Igreja Católica, Márcio Miranda (representando o arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho e do chefe da equipe médica do CISAM (Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros), Sérgio Cabral, dentre outras.
O vereador Vicente André Gomes abriu a sessão convidando à mesa a promotora Maria Ivana Botelho e, representando a Câmara Municipal, o vereador Josenildo Sinésio (PT).
O primeiro a utilizar a tribuna da Casa foi o Diretor da Federação Internacional de Associações Consulares, Lamartine Hollanda Júnior. “Defendo a vida. Não é matando inocentes que salvamos vidas. Temos de respeitar os direitos humanos e da natureza” afirmou.
Em seguida, a presidente da Associação Pró-Vida de São Paulo, Maria Dolly Guimarães explanou na tribuna do plenário. “O governo realizou uma pesquisa na qual o resultado foi que 97% da população brasileira é contra o aborto. E mais, o direito a vida está garantido em nossa constituição federal. Mesmo, assim, ainda vemos acontecer inúmeros casos de aborto pelo país. Pelo bem de nossas mulheres e de nossa sociedade, vamos dizer todos um Não ao Aborto e Sim à vida” ressaltou a presidente.
A advogada Gisela Zilsch, que é Membro da Comissão da Defensoria da República e Democracia da OAB – SP também se colocou contra o aborto. “A legalização do aborto é inconstitucional, fere o direito a vida. Se nós não garantimos aos nossos cidadãos o direito à vida, vamos, então, garantir o que! Existe direito para quem não tem vida!” interrogou a advogada. “Se defendemos o direito da mulher, temos de defender o direito de quem vai nascer” complementou.
O presidente da Mesa, o vereador Vicente André Gomes, abriu em seguida a palavra ao público, para quem quisesse se pronunciar contra ou a favor do aborto, mas, ninguém se colocou. “Quero aproveitar e registrar meu protesto pela ausência de algumas entidades. Lamento que as organizações que apóiam o aborto, que inclusive confirmaram presença neste debate, não tenham comparecido. Isso somente enfraquece o debate democrático” frisou o vereador, que agradeceu a presença de todas as entidades presentes, inclusive ao Ministério Público de Pernambuco.

Nenhum comentário: