quarta-feira, 18 de junho de 2014

Monsenhor Romeu da Fonte é homenageado pela Câmara do Recife

Na manhã desta quarta-feira, 18, foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal, em homenagem aos sessenta anos de ordenação do Monsenhor Romeu José Gusmão da Fonte, que recebeu uma placa para lembrar todo esse tempo como sacerdote, proposta pelo vereador Aderaldo Pinto (PRTB). O padre Romeu da Fonte está há 54 anos à frente da Paróquia da Torre, onde criou um grupo social que realiza diversos projetos para auxiliar pessoas de baixa renda, como por exemplo, consultas com médicos voluntários, que registrou, entre 1988 e 2012, 270 mil atendimentos. Diversos outros grupos e pastorais (cerca de 20), criadas pelo Monsenhor, realizam projetos para atender crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes e pessoas com necessidades especiais, do bairro da Torre e das comunidades próximas da paróquia.
O vereador Aderaldo Pinto disse que falar do Monsenhor Romeu é também falar da história da Torre e de cada família cristã em toda a localidade, que compreende ainda a Vila Santa Luzia, o Sítio Cardoso e o bairro do Cordeiro. Segundo o parlamentar, nesses lugares a Igreja cumpre a função de chegar na casa das pessoas  e estreitar os laços familiares. “Seja de palavras que acalmem, seja de alimentos a quem tem fome”, comentou.
“Como muitos que estão neste plenário hoje, comemorando e saudando ao Padre Romeu pelos sessenta anos de ordenação sacerdotal, eu também sou uma das testemunhas de toda a sua missão desenvolvida na Igreja da Torre. Missão espiritual e carismática, mas que não para neste quesito, e que abrange, principalmente, a parte humanitária”, disse o vereador Aderaldo Pinto. Ele lembrou também que prestar homenagem ao Monsenhor Romeu da Fonte é motivo de bastante alegria, pois foi o sacerdote que celebrou o casamento do parlamentar e ainda batizou os dois filhos dele. “O Recife tem a obrigação de dar esta menção e retribuição por todo o carinho e amor de quem a sua vida doou a fé cristã e traduziu todo este legado espiritual em uma luta social contínua”.
O presidente da mesa, vereador Vicente André Gomes (PSB), que também é presidente da Câmara de Vereadores do Recife, disse que estava bastante emocionado, porque acompanhou a primeira missa celebrada pelo Monsenhor. “A manhã de hoje é especial. É necessário fazer uma reverência a essa homenagem. Saio daqui (plenário da Câmara) e vou para o meu gabinete sentindo a presença de Deus”, falou Vicente André Gomes.
O Monsenhor Romeu da Fonte, que foi conduzido até a tribuna pelo vereador  Eurico Freire (PV), junto com o cerimonial da Casa, fez um agradecimento bastante emocionado pela homenagem. “Que essa honrosa louvação a minha pessoa seja dedicada totalmente ao Senhor de minha vida, crucificado e ressuscitado pela redenção de todos. Ele é nossa razão de ser e de viver a realidade do serviço para com nossos irmãos que necessitam de cada um de nós, e que fazem a nossa pátria e nossa Igreja”, disse o pároco, que viu o gesto da homenagem como uma esperança para um mundo melhor, “onde o reconhecimento, muito além dos nossos méritos, se torna presente, real, uma verdadeira dádiva de Deus”.
A solenidade foi acompanhada por muitos fiéis da Paróquia da Torre, que viram também a apresentação da Banda Litúrgica da mesma igreja. Na ocasião, a banda tocou dois hinos, o primeiro (60 anos de fé e amor) composto especialmente por conta dos sessenta anos de sacerdócio do Monsenhor, e o segundo (Minha Opção) escrito pelo próprio sacerdote. Compuseram a mesa da sessão solene o autor do requerimento, vereador Aderaldo Pinto (PRTB); o vereador Vicente André Gomes PSB), que presidiu a mesa; Frei André; Diácono Teixeira; Erick Amaral, coordenador da pastoral de crisma da juventude da Paróquia da Torre e o deputado estadual Zé Maurício, além do Monsenhor Romeu da Fonte.

Confira as fotos:










Nenhum comentário: