segunda-feira, 8 de março de 2010

Seminário de Comunicação do PCdoB Recife reúne cerca de 40 militantes e jornalistas


A apresentação do projeto da Rede Vermelha de Comunicadores durante o Seminário realizado neste fim de semana, no Recife, foi o ponto de partida para aglutinar os militantes responsáveis pela tarefa da comunicação e profissionais da área que atuam na frente institucional, nos sindicatos e nos movimentos estudantil e comunitário da cidade. O evento promovido pelo Comitê Municipal do Recife, com a presença do novo secretário nacional de Comunicação, José Reinaldo Carvalho, também tratou do cenário político e do projeto eleitoral do PCdoB para 2010.
A expectativa dos dirigentes do partido, a partir desse encontro, é dinamizar ainda mais a divulgação das idéias socialistas e formar os seus próprios “guerrilheiros virtuais”. Trata-se de agentes multiplicadores das informações que devem alimentar os veículos de comunicação do PCdoB na internet, como o Portal Vermelho, blogs, twitters e correio eletrônico. Além disso, o histórico jornal A Classe Operária, fundado há 85 anos, receberá encarte regional e contará com um novo plano de distribuição para atingir todas as 71 bases organizadas na cidade.
Essas e outras iniciativas integram o Plano Municipal de Comunicação, por intermédio do qual o PCdoB do Recife fará a aplicação prática das orientações políticas e organizativas traçadas pela Secretaria Nacional de Comunicação e pela recém criada Secretaria Nacional sobre a Questão da Mídia.
O encontro contou com a presença de vários militantes, profissionais de comunicação e dos presidentes dos comitês estadual, Alanir Cardoso, e municipal, Luciano Siqueira, além do jornalista Fernando Fagundez, representando o gabinete do vereador Vicente André Gomes, que destacou a importância da iniciativa. “Quero parabenizar o comitê municipal por este seminário. É através desta integração entre os militantes, que se constrói um partido cada vez mais forte”, ressaltou o jornalista.

DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

A luta pela democratização da comunicação também foi elencada como uma das tarefas dos comunistas para este ano. Em Pernambuco, o partido irá realizar, no mês de abril, um seminário específico sobre o tema. Segundo a secretária de comunicação do Comitê Municipal do Recife, jornalista Inamara Mélo, a mobilização iniciada no processo da I Conferência Nacional de Comunicação deve ser mantida. “Entre as 600 propostas aprovadas na conferência, o PCdoB deve lutar para garantir a criação dos conselhos de comunicação, do plano nacional de banda larga, pelo fortalecimento do sistema público de radiodifusão e pela legalização das rádios comunitárias”.

Nenhum comentário: