sexta-feira, 11 de julho de 2014

Prefeitura do Recife promove ações informativas em áreas de risco

 
    A Secretaria Executiva de Defesa Civil promoveu ontem (9) ações de comunicação porta a porta nas localidades do Alto do Cruzeiro, em Nova Descoberta, e do Burity Baixo, na Macaxeira. O objetivo das atividades é orientar a população que vive em áreas de morro sobre as práticas seguras que devem ser adotadas para evitar situações de risco no período chuvoso. Foram visitadas 116 residências durante a ação de comunicação porta a porta

Na ocasião foram distribuídos materiais informativos contendo dicas sobre as formas corretas de cuidar do lixo, as atitudes imediatas que devem ser tomadas em casos de deslizamentos de barreira, as irregularidades que devem ser observadas nas áreas de risco com o objetivo de prevenir acidentes, entre outros tópicos. "Com essa atuação, buscamos ampliar a percepção de riscos nas comunidades e minimizar as vulnerabilidades dessas áreas", afirmou o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Adalberto Freitas.

Operação Inverno - As ações preventivas para o inverno estão sendo intensificadas no Recife, dentro da Operação Inverno 2014. Atualmente, cerca de 50 obras de pequeno porte estão sendo executadas dentro do programa Parceria nos Morros, que disponibiliza material de construção e acompanhamento técnico para que os próprios moradores entrem com a mão de obra. Desde janeiro até o último dia 4 de junho, a Secretaria Executiva de Defesa Civil já realizou cerca de 30 mil vistorias técnicas em imóveis situados em áreas de risco. Esse quantitativo ultrapassa em aproximadamente 70% a meta estabelecida para ser alcançada até o fim de agosto, que previa a execução de 20 mil vistorias.

Além disso, 8.297 mil pontos de risco foram cobertos com aproximadamente 1 milhão e 800 mil metros quadrados de lonas plásticas. Com o objetivo de orientar a população a adotar práticas seguras para evitar acidentes durante o inverno, a Prefeitura do Recife promoveu 122 palestras educativas em escolas municipais e visitou cerca de cinco mil residências para entregar material educativo e sensibilizar os moradores.

"É muito importante esse trabalho de passar em cada casa para falar com os moradores, principalmente, sobre o descarte do lixo que não deve ser jogado nas barreiras", afirmou a comerciante Esiene Antônia da Silva, que mora há 72 anos no Alto do Cruzeiro. 

Nenhum comentário: