A Câmara Municipal do Recife apresenta, hoje, uma exposição de fotos sobre a vida do abolicionista e político pernambucano José Mariano, que é também patrono do legislativo municipal. Ela faz parte da homenagem que será feita, às 14h, ao historiador Tadeu José Gouveia de Sales, que ganhou o primeiro lugar do Concurso Assis Chateaubriand de Ensaios, promovido pelo Diário de Pernambuco, com o livro “José Mariano e seu Tempo”, o qual também será lançado hoje à tarde na Câmara.
A exposição mostra diversas fases da vida de José Mariano e resgata momentos históricos e personagens do Recife. Há registros da esposa do político, dona Olegária Carneiro da Cunha, de 1897; do casarão onde eles moravam, no Poço da Panela, onde escondiam escravos foragidos; reproduções de jornais que satirizavam políticos da época; fotos dos últimos dias de José Mariano e do seu enterro que causou comoção no Recife. A mostra poderá ser visitada no pátio interno da Câmara.
As fotos foram coletadas pelo historiador Tadeu Gouveia que durante 10 anos realizou pesquisa histórica e iconográfica para elaborar o livro. A homenagem ao escritor será feita pelo vereador Davi Muniz (PROS). José Mariano foi prefeito do Recife, no início do século passado, mas não chegou a tomar posse devido a perseguição política. Como parlamentar, marcou sua vida pública na luta contra a escravidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário