terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Coordenação de Saúde da Câmara realiza palestras sobre saúde no Carnaval

Às vésperas do Carnaval, a Coordenação de Saúde da Câmara Municipal do Recife realiza palestras para os funcionários, prestadores de serviço e público que transitam na Casa de José Mariano alertando sobre as doenças mais comuns durante a festa que permite a liberação de corpos e fantasias. Realizadas pela médica Vânia Gonçalves, as palestras ocorrem nesta terça-feira, 10, no plenarinho, que recebeu decoração de máscaras e serpentinas. Para dar o clima da festa e da época, o sistema de som tocava frevo.



O tema das palestras foi “Saúde no Carnaval”, que foram seguidas de distribuição de preservativos - 1500 masculinos e 100 femininos - disponibilizados pelo Distrito Sanitário 1, do Recife. A orientação da enfermeira Vânia Gonçalves foi de que os preservativos  devem ser usados não somente durante os dias oficiais da folia, mas em todos os outros do ano. O foco das palestras foi, principalmente, as doenças sexualmente transmissíveis, mais conhecidas como DSTs.

“As DSTs são infecções transmitidas através de uma relação sexual com alguém que já seja portadora da infecção”, alertou a médica. Ela disse que, durante o Carnaval, essa transmissão fica mais fácil de ocorrer por causa da ingestão de bebidas alcoólicas e, em alguns casos, de pessoas que ingerem psicotrópicos. Na empolgação, afirmou, essas pessoas não se importam em usar os preservativos. A médica citou o nome de pelo menos dez doenças como mononucleose (doença do beijo), HIV/Aids, herpes, hepatites, entre outras. Vânia  Gonçalves falou das formas de contágio, que em geral se dá pela falta de prevenção e cuidados, além dos sintomas.

Nenhum comentário: