terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Vereadores recebem prefeitura e sindicato dos ambulantes



Durou mais de três horas o encontro intermediado pelos vereadores do Recife que reuniu representantes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e do sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal, nesta terça-feira, 03, na sala das Comissões. Em pauta o ordenamento da Avenida Conde da Boa Vista que resultou na retirada de camelôs do local. O presidente da Câmara Municipal, Vicente André Gomes (PSB), ponderou a necessidade de encontrar um consenso em que prevaleça o diálogo para uma solução entre as duas partes e franqueou a Casa como local para outras reuniões sobre o assunto.

“Nosso papel é de mediador e temos nos esforçado em manter este princípio e encontrar um caminho”, disse o parlamentar, lembrando a ocupação das dependências da Câmara pelos camelôs retirados da avenida,  na última quinta-feira. O principal impasse resulta entre a quantidade de ambulantes cadastrados pela prefeitura, 141, e pelo sindicato, que teriam mais 39  trabalhadores para incluir na lista.  Um consenso entre todos os presentes é de que há a necessidade de manter a acessibilidade e a mobilidade numa das mais importantes avenidas do Recife.

A representante da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano , Irajacira Beltrão, respondeu ao presidente do sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal, Severino Souto, sobre os critérios para o cadastramento dos ambulantes. “Não houve nenhuma discriminação, foram cadastrados os trabalhadores que estavam no local, trabalhando na rua”. Segundo ela, o ordenamento urbano que está sendo feito pela Prefeitura ocorre a partir de um planejamento que cadastrou cerca de quatro mil ambulantes em toda a cidade, investe mais de 12 milhões de reais na aquisição de terrenos e visa garantir “as calçadas para os pedestres e a segurança para os ambulantes”.

Sobre problemas ocorridos durante a ação de ordenamento, o gerente Geral de Operações da Secretaria de Mobilidade, Flávio Romárico, relatou o trabalho que é feito. “Os fiscais não podem portar armas. Todos os dias conversamos que é preciso esgotar o diálogo até terminar a negociação, com respeito. Não estamos mais no tempo das carrocinhas”, destacou, referindo-se a épocas passadas em que eram recolhidas as mercadorias dos camelôs. Durante a reunião também foram discutidas questões sobre segurança dos fiscais da prefeitura e a unificação de pauta entre as diversas associações e outros sindicatos que representam os ambulantes.


O vereador Osmar Ricardo cobrou mais transparência nos trabalhos realizados pela prefeitura e afirmou que quer o melhor para o Recife. Jurandir Liberal reforçou o discurso de que é imprescindível o diálogo para que se tenha a  melhor ação. Já o vereador Marcos Di Bria destacou que a secretaria de Mobilidade tentou várias vezes entrar em contato com o sindicato e, segundo ele, os acertos foram descumpridos. Participaram ainda da reunião os vereadores Carlos Gueiros (PTB), Luiz Eustáquio (PT), Michele Collins (PP), Marcos Menezes (DEM), Aderaldo Pinto (PRTB) e Henrique Leite (PT).

Nenhum comentário: