sábado, 25 de julho de 2015

Dia 25 de Julho - Dia do Escritor


A data celebra as pessoas dedicadas às palavras escritas. A ideia de homenagear todos os escritores no dia 25 de Julho surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 60 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional. A arte de escrever é a benção em forma de palavras. Parabéns a todos os escritores pelo seu dia!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Espro é de utilidade pública

A Associação de Ensino Social Profissionalizante, Espro, atua no centro do Recife há seis anos. É na Rua da Palma, no Bairro de Santo Antônio, que a instituição sem fins lucrativos capacita jovens para o mercado de trabalho. Por esse serviço, a Espro foi reconhecida de utilidade pública através da lei municipal número 18.065, de 2014, uma iniciativa do vereador Vicente André Gomes (PSB). “O objetivo da entidade se coaduna com os anseios mais legítimos da população e das políticas públicas vigentes destinadas ao resgate da cidadania dos jovens, da família e das comunidades. Possibilita ainda a formação e compreensão de valores tão necessários à autonomia pessoal, social e cívica dos indivíduos”.
Espro é de utilidade pública
A Espro atende jovens entre 14 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, matriculados ou concluintes da rede pública de ensino. Segundo Vicente André Gomes, as ações da instituição fundamentam o exercício da cidadania e da mediação com o mercado de trabalho. “Os projetos e programas de assistência social promovem em essência o protagonismo de cada indivíduo, tão fundamental para a compreensão ética, humana, social e estética da educação moral e do compromisso de cada indivíduo consigo mesmo, com a sociedade e com o país em que vivemos”.
Além de capacitar, a associação também encaminha os alunos para iniciar a vida profissional em uma das empresas parceiras. “Essas instituições são comprometidas educacional e socialmente com o desenvolvimento do país. Elas integram uma rede de crença na população jovem, num movimento de inclusão social pela oportunidade do desenvolvimento dessas pessoas, na perspectiva de uma sociedade mais humana e igualitária através das oportunidades ofertadas”.
O vereador ainda destacou que a instituição congrega os fundamentos legais previstos no inciso III do artigo 203 da Constituição Federal. “As atividades desenvolvidas no campo da assistência social promovem a garantia de direitos, o atendimento e o assessoramento de projetos e programas indicativos da integração e promoção do jovem no mercado de trabalho”.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Câmara do Recife estuda a viabilidade para criação de lei que beneficie portadores de câncer no Recife


Matéria do programa Notícias da Manhã da TV Jornal 

Prefeitura do Recife traz o mamógrafo móvel: equipamento vai percorrer 26 localidades do Recife em julho

Até o fim deste mês, o caminhão equipado com mamógrafo vai percorrer 26 localidades do Recife, realizando exames preventivos em mulheres com idade entre 50 e 69 anos - faixa etária considerada de risco pelo Ministério da Saúde. O caminhão passa uma semana em cada Distrito Sanitário, visitando uma unidade por dia. A expectativa é que cerca de 1.400 pacientes sejam atendidas.
Em cada unidade de saúde são distribuídas 80 fichas para a realização dos exames. As usuárias deverão apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identidade. Os resultados são entregues em até 15 dias, na mesma unidade onde fizeram o exame. Se necessário, a paciente será orientada e encaminhada para fazer o tratamento.
A mamografia é um exame de avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-x. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Estudos de um centro de pesquisa americano apontaram que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes do câncer de mama.


segunda-feira, 6 de julho de 2015

Câmara do Recife avalia trabalhos legislativos no primeiro semestre de 2015

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), avaliou que o primeiro semestre deste ano na Casa de José Mariano foi “muito produtivo, em quantidade e qualidade, voltado a atender aos interesses da população”. Ele ressaltou que a atuação parlamentar ocorre em diferentes fases e instâncias, através de um conjunto de ações “e o somatório delas permite avaliar a dinâmica da Casa, comprovando o bom desempenho dos vereadores do Recife”. O recesso parlamentar começa segunda-feira, 6, estendendo-se até o dia 31. Os trabalhos parlamentares serão retomados em 3 de agosto. Durante o período de recesso, funcionarão as atividades administrativas da Câmara, no horário das 7h30 às 13h, de segunda a sexta-feira.

Neste primeiro semestre de 2015, segundo o Departamento Legislativo da Câmara do Recife,  foram apresentados  119 Projetos de Leis Ordinárias (de autoria dos vereadores), dos quais 30 foram aprovados em primeira e segundas votações no plenário. O restante segue em tramitação nas  Comissões Temáticas. No período foram apresentados também  24 Projetos  de Decretos Legislativos e 17 de Resolução (matérias que dizem respeito ao funcionamento da Casa), sendo aprovados 15 e 13, respectivamente. Quanto aos requerimentos, foram elaborados e aprovados 3.819. Já os pedidos de informação, 19.

De fevereiro a junho, a Prefeitura do Recife encaminhou à Câmara 14 Projetos de Lei  (PLE), sendo aprovados 16. A explicação para essa diferença se deve ao fato de que foram aprovados 13 Projetos  deste ano e  outros três de 2014. Dentre os quais  destacam-se o que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2016; o Plano Municipal de Educação;  o PLE que disciplina os serviços de carga e descarga nas vias públicas e  o que institui o plano de cargos, carreiras e vencimentos dos músicos da Orquestra Sinfônica do Recife e da Banda Sinfônica do Recife.

No levantamento realizado pela Assessoria de Relações Públicas, a Câmara Municipal  entregou, durante o período, 12 Títulos de Cidadão do Recife, além de outras cinco Medalhas do Mérito José Mariano, que é a maior comenda do legislativo municipal. Também foram prestadas 13 homenagens a personalidades e entidades que se destacaram nas suas áreas de atuação. Para debater os mais diversos temas e aperfeiçoar Projetos de Lei em tramitação,  os vereadores realizaram 33 audiências e reuniões públicas, além de  uma reunião especial. Disponibilizaram o Grande Expediente de quatro reuniões ordinárias para debater temas de relevância  na cidade. As Comissões Temáticas da Casa promoveram 41 reuniões para analisar e emitir pareceres aos Projetos de Lei.


quarta-feira, 1 de julho de 2015

População recebe nova unidade de saúde na Cohab: a Upinha Dia UR4/UR5


A população do Recife recebeu na noite desta terça-feira (30) mais uma unidade de saúde no novo padrão de atendimento e infraestrutura ofertado pela Prefeitura. A Upinha Dia Desembargador José Manoel de Freitas UR-4/UR-5, na Cohab, foi aberta para atendimento aos moradores da região onde funcionava o antigo posto de Unidade de Saúde da Família (USF). A nova Upinha tem uma área construída maior do que a do antigo USF e recebeu investimento total de R$ 1,1 milhão. O prefeito Geraldo Julio participou da solenidade de entrega do equipamento.

“A unidade que existia aqui não tinha nenhuma condição de fazer um atendimento adequado à população. Ela foi totalmente derrubada e uma nova unidade foi construída para dar atendimento digno e de qualidade. A estrutura foi pensada para agradar a população que será atendida, mas também para todas as equipes que vão trabalhar aqui”, destacou o prefeito Geraldo Julio. Já o presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes, lembrou a importância de unidades de saúde em bairros populosos: "É muito triste ver pessoas morrendo por falta de atendimento. O instrumento de saúde é aquele que luta pela vida" declarou. 

O prédio que abrigava a antiga unidade, devido às precárias condições estruturais encontradas, terminou sendo totalmente demolido e uma nova estrutura foi erguida com o padrão de Upinha Dia. O prefeito fez questão de frisar que a unidade, mesmo tendo sido erguida do zero, teve o nome mantido. O ex-governador Joaquim Francisco, bisneto do Desembargador Manoel Freitas, também compareceu ao evento. “Foi uma justa homenagem feita pelo povo do Recife há alguns anos e não podíamos ter mudado”, disse Geraldo. A unidade conta com locais para coletas laboratoriais, atendimentos clínicos, exames preventivos, marcações para especialidades, pré-natal e puericultura, além de trabalhos de grupos e ações educativas.