sexta-feira, 17 de julho de 2015

Espro é de utilidade pública

A Associação de Ensino Social Profissionalizante, Espro, atua no centro do Recife há seis anos. É na Rua da Palma, no Bairro de Santo Antônio, que a instituição sem fins lucrativos capacita jovens para o mercado de trabalho. Por esse serviço, a Espro foi reconhecida de utilidade pública através da lei municipal número 18.065, de 2014, uma iniciativa do vereador Vicente André Gomes (PSB). “O objetivo da entidade se coaduna com os anseios mais legítimos da população e das políticas públicas vigentes destinadas ao resgate da cidadania dos jovens, da família e das comunidades. Possibilita ainda a formação e compreensão de valores tão necessários à autonomia pessoal, social e cívica dos indivíduos”.
Espro é de utilidade pública
A Espro atende jovens entre 14 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, matriculados ou concluintes da rede pública de ensino. Segundo Vicente André Gomes, as ações da instituição fundamentam o exercício da cidadania e da mediação com o mercado de trabalho. “Os projetos e programas de assistência social promovem em essência o protagonismo de cada indivíduo, tão fundamental para a compreensão ética, humana, social e estética da educação moral e do compromisso de cada indivíduo consigo mesmo, com a sociedade e com o país em que vivemos”.
Além de capacitar, a associação também encaminha os alunos para iniciar a vida profissional em uma das empresas parceiras. “Essas instituições são comprometidas educacional e socialmente com o desenvolvimento do país. Elas integram uma rede de crença na população jovem, num movimento de inclusão social pela oportunidade do desenvolvimento dessas pessoas, na perspectiva de uma sociedade mais humana e igualitária através das oportunidades ofertadas”.
O vereador ainda destacou que a instituição congrega os fundamentos legais previstos no inciso III do artigo 203 da Constituição Federal. “As atividades desenvolvidas no campo da assistência social promovem a garantia de direitos, o atendimento e o assessoramento de projetos e programas indicativos da integração e promoção do jovem no mercado de trabalho”.

Nenhum comentário: