sexta-feira, 30 de maio de 2014

Monsenhor Enrico recebe Título de Cidadão do Recife

Monsenhor Enrico recebe Título de CidadãoNa tarde de ontem (30), Monsenhor Enrico Adriano Rosa recebeu o título de Cidadão do Recife. Nascido na Itália, desde 2003 frequenta a Paróquia de Jardim São Paulo. Ele veio a primeira vez ao Recife a convite do Padre Luciano e não parou mais. Dono de um longo curriculum pastoral se encantou pela cidade, serviu aos três últimos Papas. Logo procurou estudar português. Já em 2006 ministrou conferência sobre Direito Canônico e sobre o Sagrado Tribunal da Rota Romana para alunos do curso de mestrado da Unicap.
O Títutlo de Cidadão, proposto pelo vereador Vivente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife, faz jus ao trabalho desenvolvido pelo Monsenhor Enrico. Ele já foi homenageado pela Orquestra Criança Cidadã, presenteou a Paróquia de São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo, com a doação da Capela do Santíssimo Sacramento, pelos cinquenta anos da Paróquia, em 2009.
Vicente lembrou ainda que a amizade e carinho que o Monsenhor tem com todos, criou forte ligação com nossa gente. “Lá na cidade Cisano Bergamasco, onde nasceu, promoveu diversas ajudas financeiras para internação de jovens dependentes químicos, na Fazenda Esperança, no Brasil”.  O vereador ressaltou também o Monsenhor presenteou a Paróquia do Coração Imaculado de Maria, em Brasília Teimosa, com a colocação do forro. Presenteou ainda a Catedral da Sé de Olinda, com duas relíquias, uma do Beato João XXIII, e outra do Beato João Paulo II, além da cidade de Jaboatão dos Guararapes, com a relíquia de Santo Amaro. “Esta Casa tem feito muitas homenagens justas, mas essa é especial, pois sinto que foi uma definição divina”.
Monsehor Enrico discursou em versos e rimas enaltecendo as belezas naturais do Recife que tanto o encataram. Disse que entre tantas capitais Recife é a mais bela de todas. Para ele foi amor à primeira vista. “Construi o caminho mais precioso com todos voces que é a fé. Firmo-me na fé viva demonstrada pelas comunidades. Por isso me cativou a forma de viver a fé católica. Renovo a certeza de que a Igreja está viva. Peço que nesta Casa esteja sempre presente a paz. Que estejam todos atentos à voz dos pobres porque deles é o reino dos céus”.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Vicente André Gomes participa do 20º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo

Na noite de ontem (28), tive o prazer de participar do 20º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo. Coube a mim entregar o prêmio a Ronaldo Câmara, pela ilustração "A voz que cantou o mar" que compôs a reportagem do Caderno C sobre os 100 anos de nascimento do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi.



quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ex-deputado Geraldo Barbosa recebe título de Cidadão do Recife

Na tarde de ontem, quarta-feira (21), foi realizada uma reunião solene para a entrega do Título de Cidadão do Recife ao Ex-deputado, Geraldo Barbosa. O autor do requerimento foi o vereador Eduardo Marques (PTB), que é vice-presidente da Câmara, e disse que “falar desse homem é difícil por tudo o que ele fez por Pernambuco e dos vários serviços prestados pelo Estado. Tenho notícias sobre o que Geraldo Barbosa fez para Pernambuco, e foram inúmeras ações. Impossível resumi-las em poucas palavras. Geraldo Barbosa é muito digno e o Recife está muito feliz em ter mais um filho”, falou o parlamentar.
O homenageado desenvolveu muitos trabalhos sociais nas comunidades do Recife e em outros municípios. Ele é graduado em economia pela Unicap, foi prefeito e presidente da Câmara Municipal de Surubim, de onde é natural, e depois eleito deputado estadual por seis vezes. O Presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), presidiu a solenidade diante de um plenário lotado, e disse estar muito satisfeito pela ocasião. “Para mim é uma honra presidir essa solenidade. Geraldo Barbosa era amigo do meu pai, colega de mandato. Assisti a sua atuação nas galerias da Assembleia Legislativa como deputado. Quando digo que é uma grande honra é porque, quem diria, que eu, Vicente André Gomes, que o assistia,  iria presidir uma reunião solene tão importante para o Recife e Surubim. O senhor, hoje, não é mais só de Surubim e a Casa tem a honra ao aprovar, por unanimidade, esse título. Hoje é uma tarde muito feliz”, disse.
Na ocasião houve uma quebra de protocolo, quando o ex-vereador do Recife Romildo Gomes, amigo de Geraldo Barbosa, fez um discurso falando da importância do novo cidadão do Recife. “Geraldo Barbosa é uma pessoa muito querida por nós. Merece ser homenageado. Hoje estão presentes vários vereadores desta Casa para prestigiá-lo. Nascido em Surubim, um político altamente renomado. Foram seis mandatos com luta, provando capacidade e eficiência. Defendia políticas sociais, saúde e segurança. Queria dizer que o Recife o recebe de braços abertos pelos trabalhos prestados”, comentou. Coube a Romildo Gomes entregar a medalha e o diploma de Cidadão do Recife para o ex-deputado estadual.
Geraldo Barbosa subiu à tribuna para falar sobre o reconhecimento  da Câmara Municipal ao seu trabalho como homem público. “Aqui estou na Casa de José Mariano, sendo distinguido com a Cidadania do Recife. Isso complementa minha paixão e meu carinho pela cidade que me acolheu tão fraternalmente. Para mim é um ato de reconhecimento na minha trajetória de homem público e por merecer a confiança do eleitor pernambucano”, disse. Geraldo Barbosa lembrou ainda da época que deixou Surubim, em 1970, para morar na capital pernambucana, quando exerceu o cargo de diretor numa empresa de leite. O Recife, segundo ele, faz parte de sua trajetória e não tem como esquecer todos os encantos que a cidade sempre proporcionou. “O Recife da Praça do Arsenal, das Igrejas da Benção de São Félix, do ambiente descontraído”, destacou.
Familiares e amigos acompanharam a solenidade. Estiveram presentes também os vereadores André Régis (PSDB), Marcos Di Bria (PTdoB), Aline Mariano (PSDB),Carlos Gueiros (PTB), Alfredo Santana (PRB), Aderaldo Pinto (PRTB) e o ex vereador Maré Malta. A mesa foi composta pelos vereadores Vicente André Gomes, Eduardo Marques, Pedro Barbosa, irmão do homenageado e Nilton Mota, ex-secretário da Prefeitura do Recife.
Confira as fotos:





quarta-feira, 21 de maio de 2014

Atleta Yane Marques recebe o título de cidadã recifense

A única brasileira detentora de medalha olímpica no pentatlo moderno, a pernambucana Yane Marques, recebeu o título de cidadã recifense, nesta quarta-feira, 21, por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PSDB). “Estou muito feliz. Acostumada com as competições, vivo agora emoção e situação diferentes, recebendo esta homenagem numa casa política”, disse ela. O plenário da Câmara Municipal, onde foi realizada a reunião solene, ficou lotado de autoridades, pessoas ligadas aos esportes, artistas, amigos e familiares de Yane. Ela é natural de Afogados da Ingazeira, sertão do Pajeú. “Quando soube que receberia o título, fiquei sem saber se teria dupla naturalidade. Só depois entendi que se tratava de um reconhecimento”, disse, bem humorada. Com 30 anos, desde os 11 vive no Recife. “Nesta cidade construí a minha história com o esporte”, afirmou.
A solenidade foi presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife. A mesa foi composta pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Alberto Nogueira; o secretário de Esportes da Prefeitura do Recife, George Braga; e o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota. Yane Marques foi conduzida ao plenário da Câmara Municipal por uma comitiva de vereadores formada por Aline Mariano, Jurandir Liberal (PT), Carlos Gueiros (PTB), e Eduardo Marques (PTB). Na abertura, a banda da Polícia Militar executou o Hino Nacional.

Vicente André Gomes quebrou o protocolo que rege as reuniões solenes da Câmara Municipal e pediu que o prefeito José Patriota fizesse a saudação inicial à atleta. “Yane não é só de Afogados, do Recife ou de Pernambuco. Ela é do Brasil. Não é fácil para uma nordestina vencer e ser reconhecida em todo o País, em todo o mundo. Essa comeda é um reconhecimento ao brilhantismo de dessa jovem, que se mantém respeitada em todo o mundo com disciplina e discernimento. Yane é uma referência”, disse o prefeito, que também é presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). 

Aline Mariano, a autora da homenagem, é conterrânea de Yane. Fez um discurso poético: “Diz a lenda que os deuses do Olimpo nasciam com sangue misturado. Metade humano, metade divino. Yane Marques tem o puro sangue sertanejo, da bravura, determinação e altivez, como todos os que nascem naquelas brenhas, que Euclides da Cunha tão bem sintetizou com a célebre frase de que o sertanejo é antes de tudo um forte”.  A vereadora também ressaltou que a atleta, o principal nome do pentatlo moderno nacional e segunda no ranking mundial, “é orgulho de todos os brasileiros, referência mundial. Não chegou ao pódio do mundo por acaso. Mas, pelo talento, seu brilho e pela enorme capacidade de superar adversidades com entusiasmo”, disse.
Aline também fez um breve histórico da atleta, que iniciou a carreira esportiva como nadadora no Clube Náutico Capibaribe. Seu contato com o pentatlo moderno, disse a vereadora, se deu em 2013. “Descoberta sua vocação para o pentatlo, na primeira competição que participou foi logo campeã em Porto Alegre”. Depois, vieram as competições internacionais. Antes de ingressar no pentatlo, porém, Yane já tinha o  ouro no Pan-americanos do Rio, em 2007; a prata nos Jogos Pan-americanos de Gaudalajara, em 2011 e o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Após o discurso, Aline Mariano entregou o diploma e a medalha que formam a comenda do título, além de um buquê de rosas à mãe da homenageada, Gorete Marques. Em seguida, a cantora Maria Dapaz fez apresentação de uma música que compôs para a cidade de Afogados da Ingazeira. Ela também é conterrânea de Yane.
No momento de fazer o discurso, Yane preferiu falar de improviso. “Recife é uma cidade especial para mim. Eu, que já me sentia uma cidadã recifense, agora sou oficialmente. Fico muito feliz que os meus resultados como atleta tenham sido relevantes para esta cidade”, afirmou. Lembrou que a entrega do título já estava acertado há alguns anos, pois fora aprovado desde 2010 pela Câmara Municipal. “Tentávamos marcar esta data e foi difícil por causa das minhas competições e viagens. Mas, preparei o meu coração para este momento”, ressaltou. A atleta fez um breve resumo de seu histórico e sublinhou que no Recife cursou Educação Física e se iniciou nas práticas esportivas. “Se hoje sou atleta que disputa competições, em breve pretendo ser, no Recife, treinadora de esgrima para crianças. Quero dividir minhas experiências”, revelou.
Yane Marques afirmou, ainda, que os resultados que conquistou nas competições, pelo mundo, foram esforços de “muitas pessoas”. E agradeceu a Deus, à família que sempre a apoiou; aos amigos recifenses e de Afogados da Ingazeira, que “formam a minha torcida mais verdadeira’; aos fisioterapeutas que a acompanham e aos técnicos. Lamentou que as constantes viagens pelo mundo a deixem ausente da convivência com os familiares e se emocionou aos falar dos irmãos e pais. “Esta ausência é compensada com as conquistas.
É difícil, mas valeu a pena até aqui, pois as oportunidades que Deus nos dá vem na hora certa”. Ao final, a cantora Maria Dapaz voltou a homenageá-la cantando a música “Minha vida é andar por este País”, composição de Gonzaguinha.
Confira as fotos:



























Vereadores participam da reunião de assinatura do Passe Livre

Durante coletiva na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito Geraldo Júlio anunciou o Passe Livre no Recife. O benefício faz parte do Programa de Governo estipulado pelo gestor durante as eleições e deverá beneficiar mais de 14 mil estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.“A Câmara sente-se honrada em ter participado ativamente deste processo e pela sintonia fina que tivemos desde o início com a prefeitura do Recife”, disse o presidente da Casa de José Mariano, Vicente André Gomes (PSB).
Foto: Jedson Nobre

A representante da UNE, Melka Pinto, agradeceu a Vicente André Gomes por ter recebido, na época, a comissão de estudantes, em pleno feriado para tratar do assunto. Principal luta estudantil naquele momento. O projeto de lei será encaminhado à Câmara do Recife e o presidente da Casa  assegurou agilidade no processo. “O estudante tem pressa”.
O relator da Comissão Especial de Transporte Público e Passe Livre,  vereador Eurico Freire (PV),  parabenizou o prefeito e destacou a importância do benefício. Ele desejou “que seja ainda ampliado para todos os estudantes matriculados na rede pública de ensino e também àqueles inscritos nos programas Prouni (Programa Universidade Para Todos) e  Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego)”.
Também estiveram presentes  à cerimônia de assinatura os vereadores Isabella de Roldão (PDT), Gilberto Alves (PTN) e Marco Aurélio Medeiros (PTC).

terça-feira, 20 de maio de 2014

Enfermeiros participam de reunião pública

Os enfermeiros com especialização em obstetrícia participaram de reunião pública na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira, 20, para debater dois temas que atingem a categoria: a valorização desse profissional capacitado para fazer o acompanhamento das parturientes e a falta de leitos nas unidades de saúde que atendem pelo SUS. “A Câmara se sente envolvida com essa discussão e por isso abre espaço para o debate espontâneo, para que ele ocorra sem o resíduo do medo. Recebemos todos para ouvi-los democraticamente”, disse o vereador Vicente André Gomes (PSB), também presidente da casa, que patrocinou a reunião. O plenarinho ficou lotado.
Enfermeiros participam de reunião pública

O promotor de Saúde, Clóvis Sodré, elogiou o funcionamento do Sistema único de Saúde (SUS), mas disse que os problemas do setor nem sempre se devem à falta de recursos, mas a gestões que se sucedem modificando decisões anteriores, de acordo com interesses dos governantes. É isso que, no seu entendimento, pode comprometer o bom desempenho das instituições e dos profissionais. Além do promotor, fizeram parte da mesa de debates a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Simone Diniz; a representante do Cremepe, Luiza Menezes; a presidente da Associação Nacional de Enfermagem e Obstetrícia secção de Pernambuco, Inez Melo; a representante do Sindicato dos Enfermeiros e do Conselho Municipal de Saúde, Keila Tavares; a representante da Secretaria de Saúde do Recife, Eliane Germano e da Secretaria do Estado,  Olímpio Moraes Filho.

O Recife dispõe de, pelo menos, oito grandes unidades de saúde que atendem como maternidade: Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, Bandeira Filho, Cisam, Barros Lima, Arnaldo Marques e Imip. De acordo com os debates realizados, na grande maioria dessas unidades, é frequente a ocorrência de grávidas que esperam até 12 horas por assistência na hora do parto, uma vez que não há um número de leitos suficiente para o acolhimento. “Há uma série de fatores que levam a uma assistência inadequada e de riscos, além da falta de leitos, como a falta de estrutura nas unidades, mesmo nas recém-reformadas. E sobretudo a falta de pessoal preparado para atender à gestante”, disse Simone Diniz. Ela defendeu a realização de concursos públicos para a contratação de enfermeiros com especialização em obstetrícia, os quais deveriam receber salários diferenciados.

A presença do enfermeiro obstetra na sala do parto é estimulada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde, como forma de reduzir a mortalidade materna e garantir um atendimento humanizado. Foi o que ressaltou Inês Melo, que defendeu essa tese não só para os hospitais públicos, mas também para os privados. “Entre as vantagens de ter um enfermeiro na sala do parto estão a inserção de boas práticas na obstetrícia, como o estímulo ao acompanhante; evitar intervenções desnecessárias; redução de partos operatórios e estimular o aleitamento materno precoce”, disse. A delegada sindical e representante do Conselho Municipal de Saúde, Keila Tavares, lamentou que o enfermeiro obstetra “não seja visto nem valorizado pelos gestores públicos. Caso contrário, receberiam incentivos para realizar os trabalhos que desempenham”, afirmou.
A gerente geral de Assistência Integral à Saúde da Secretaria de Saúde do Recife, que representou o secretário Jailson Correia, Eliane Germano, reconheceu que o trabalho do enfermeiro obstetra é de grande importância para as unidades de saúde que funcionam como maternidade. Segundo ela, 70% dos partos realizados nas unidades do Recife são naturais e 30%, cesáreos.  Eliane garantiu que, para melhorar a assistência,  as maternidades Bandeira Filho, Arnaldo Marques e Barros Lima serão dotados de centros de partos normais. Cada um receberá cinco salas de partos, com assistência que vai desde a triagem, internamento e atendimento pós-parto. Ela também disse que o Hospital da Mulher, a ser inaugurado em agosto, também receberá outras três salas exclusivas para o parto normal e outras cinco para a cirurgia.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

16 de Maio - Dia do Gari

O gari é o profissional responsável por realizar a coleta de lixo nas ruas. Eles atuam distribuidos pelos mais diversos locais das cidades e trabalham realizando a limpeza das vias públicas, seja através do varrimento, ou recolhendo o conteúdo das lixeiras. 
O termo "gari" é devido a Aleixo Gary, que foi o fundador de uma antiga empresa de coleta de lixo e limpeza das ruas na cidade do Rio de Janeiro. 

Dia do Gari é comemorado em 16 de maio, e visa celebrar todos estes profissionais que cuidam todos os dias para que as cidades estejam sempre limpas e sem lixo espalhado.  

terça-feira, 13 de maio de 2014

Dia 13 de Maio - Dia da Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem, 
que nos montes de Fátima 
vos dignastes revelar aos três pastorinhos 
os tesouros de graças que podemos alcançar, 
rezando o santo rosário, 
ajudai-nos a apreciar sempre mais 
esta santa oração, a fim de que, 
meditando os mistérios da nossa redenção, 
alcancemos as graças que insistentemente 
vos pedimos (pedir a graça).

Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, 
livrai-nos do fogo do inferno, 
levai as almas todas para o céu 
e socorrei principalmente 
as que mais precisarem. 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, 
rogai por nós.





    No dia 13 de maio comemoramos o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Uma santa muito popular em Portugal e no Brasil por causa dos descendentes portugueses. A história da aparição de Fátima para os três pastores é muito conhecida e cada vez mais admirada. Os devotos de Nossa Senhora de Fátima têm muita confiança nos milagres da santa, principalmente após o Milagre do Sol, que ocorreu na sua sexta aparição aos três pastores em 13 de outubro de 1917.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Câmara do Recife sediará exposição de Nossa Senhora da Conceição

O presidente da Casa de José Mariano, Vicente André Gomes, se reuniu na tarde desta última sexta-feira, 09, com o pároco da Igreja do Morro da Conceição, José Roberto da Silva França. O encontro ocorreu na casa paroquial e teve o objetivo de definir os detalhes da exposição que será sediada na Câmara Municipal do Recife em comemoração aos 160 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. A partir do dia 02 de junho, serão expostos os quadros que trazem a réplica da imagem da Santa em alto relevo. O público poderá adquirir uma das 160 obras exclusivas, contribuindo assim para a construção de um complexo social da igreja no Alto José Bonifácio.
O pároco lembrou que este é um ano muito especial para os devotos de Nossa Senhora da Conceição. “O mundo celebra o Dogma proclamado pela Papa Pio IX, em 1854. Verdade de fé: Maria concebida sem a mancha do pecado original. Ao mesmo tempo, comemoramos os 110 Anos da chegada da imagem de Nossa Senhora ao Morro da Conceição e a elevação de nossa paróquia à categoria de Santuário”. José Roberto da Silva França também fez questão de destacar que a “comunidade do morro nasceu aos pés da Santa”.
Para o presidente da Câmara, Vicente André Gomes, a Casa sediar uma exposição como esta é mais que um trabalho. “É a realização de um sonho que sempre tive: prestar um serviço a Nossa Senhora da Conceição. Venho de uma família católica e fui menino no morro. Meu pai, Moacyr André Gomes, foi o vereador responsável pela colocação de um painel na Casa legislativa com a imagem de Nossa Senhora da Conceição e agora, depois de tantos anos, também farei o mesmo com este lindo quadro”.
Obra de arte – Serão vendidos 160 quadros (56cm x 44cm), feitos pelo artista plástico pernambucano Luiz Antonio Leal. A obra traz um busto da Santa em alto relevo, em resina, com olhos de vidro. Compõem ainda a peça, tecido azul adamascado, moldura em madeira detalhada, tendo como adorno um varão com brochura e torçal. Cada quadro custa R$ 1.500,00.
Toda a renda obtida com a venda das obras será revertida para o complexo social que está sendo construído pela Paróquia, desde outubro, no Alto José Bonifácio. O objetivo é que o espaço abrigue as aulas de caratê, de música e de dança que atualmente ocorrem sem a estrutura adequada. “Essas atividades atendem mais de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos”, ressaltou o seminarista, Leandro Gomes.
Confira as fotos:








domingo, 11 de maio de 2014

Feliz Dia das Mães!


"Mãe, são três letras apenas. As desse nome bendito também o Céu tem três letras e nelas cabe o infinito." (Mario Quintana)

Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Desejamos a todas as mães um ótimo domingo, afinal é o dia seu. 


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ministro conhece projetos de Turismo e Lazer do Recife

A Prefeitura recebeu, na última terça-feira (6), a visita do ministro do Turismo, Vinicius Lages, que veio conhecer os projetos desenvolvidos para fomentar o setor no Recife. Ações de base comunitária, como o desenvolvimento social, econômico e cultural de comunidades e também o projeto de sensibilização turística foram alguns destaques da agenda.



A comitiva seguiu para o bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, um dos locais em que é realizado o projeto de Turismo de Base Comunitária da cidade. O bairro recebe apoio da Prefeitura para realização mensal de feiras de artesanato, exposições culturais e também manifestações artísticas, conhecida como Bombarte. Essas ações favorecem o desenvolvimento da comunidade e garantem mais atrativos turísticos para a população. "A Prefeitura trabalha para garantir mais oportunidade para as pessoas e também na promoção de mais opções de lazer e de cultura. É importante trabalhar com a cadeia produtiva do turismo e aperfeiçoar o setor", destacou o secretário municipal de Turismo e Lazer, Camilo Simões.

Durante a visita Vinicius Lages conheceu o funcionamento e a execução do projeto de Sensibilização Turística realizado pela PCR. O Olha! Recife funciona desde o ano passado, mas foi incrementado em 2014, ganhando novos segmentos. Agora, o passeio que era apenas de ônibus também pode acontecer de catamarã, bicicleta ou a pé. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita pelo site www.olharecife.com.br.

O ministro ainda aproveitou a vinda ao Recife para parabenizar os concluintes do curso de Agentes de Informações Turísticas. A capacitação aconteceu via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado em parceria com o Governo Municipal. Foram quase 150 concluintes somente nesta categoria.

A solenidade aconteceu no SEST/SENAT da Avenida Beberibe, um dos parceiros do programa. Desde o ano passado, a Secretaria de Turismo e Lazer vem inscrevendo interessados nas capacitações com o foco na Copa. Até agora, 4.592 pessoas se matricularam em cursos no Recife, das quais 2.039 já estão formadas. "Para nós, é muito bom ver jovens - e também os não tão jovens - investindo em capacitação, buscando melhores oportunidades de trabalho. Pernambuco é um dos melhores destinos do País e a Copa será uma grande oportunidade para a cidade", afirmou Lages. Também entrou na agenda uma vistoria às placas de sinalização turística e a colocação de um novo equipamento no Recife Antigo - um mapa geral do Marco Zero. 

Prefeitura lança 30 segundos contra o crack no Cinema São Luiz

O local não poderia ter sido melhor escolhido. Em um Cinema São Luiz cheio, uma sessão de cinema se transformou em uma noite de conscientização sobre os danos causados pelo crack. Foi dessa forma que a Prefeitura do Recife lançou a campanha 30 segundos contra o crack, na última segunda-feira (5). O projeto utiliza como arma de enfrentamento uma campanha de prevenção ao uso da droga através de vídeos de meio minuto produzidos por cineastas pernambucanos que serão exibidos durante a programação das redes de televisão locais e nas salas de cinemas UCI dos shoppings Recife, Tacaruna e Plaza. 




Idealizada pela Secretaria de Segurança Urbana do Recife, a iniciativa é uma das ações do Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack e outras Drogas e do Pacto Pela Vida do Recife. O projeto contou com a parceria da ONG holandesa Fundação Van Leer, voltada para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e com o Centro Josué de Castro.


Segundo o prefeito Geraldo Julio, esta ação reforça o comprometimento da gestão no combate ao uso de drogas e faz parte de um conjunto de ações do Pacto pela Vida do Recife. "No início do meu governo lançamos o Pacto, e que somado a outras atividades que a prefeitura desenvolve tem uma atuação integrada de combate às drogas. Não só ação de polícia, mas ações de prevenção, são extremamente importantes. Aqui juntamos vários cineastas para realizar filmes que certamente vão tocar muitas pessoas. De maneira inovadora no Brasil, lançamos essa campanha audiovisual na esperança de somar forças para vencer esta guerra", declarou o gestor.


Para o projeto foi destinado o valor de R$ 10 mil por filme, fruto da parceria com a Fundação Van Leer e o Centro Josué de Castro. Além do material audiovisual, também foi produzido um site para reforçar a campanha (www.30scontraocrack.com.br), que contém seções informativas de como ajudar ao usuário junto aos endereços e telefones dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) especializados no tratamento da droga. "Oito olhares formam um discurso muito maior do que um único, então a ideia foi investir nessa multiplicidade. O resultado além de abrangente é múltiplo, então com isso conseguimos chegar a diferentes parcelas de público, e esse é o objetivo do projeto, comunicar com o maior número de pessoas possível", ressaltou o jornalista André Dib, curador do projeto.


Nomes conhecidos do cinema local como Antônio Carrilho, Camilo Cavalcante, Kátia Mesel, Kleber Mendonça Filho, Marcelo Lordello, Marcelo Pedroso, Neco Tabosa e Tuca Siqueira, foram os responsáveis pela concepção dos nove filmes que serão veiculados gratuitamente em todas as emissoras de TV de Pernambuco. De acordo com o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, os vídeos irão permitir que este debate chegue de forma mais direta às pessoas.


"Queremos promover a reflexão nas escolas, nas casas, alertando e orientando as pessoas sobre os perigos do crack. A linguagem que os cineastas utilizaram vai ser muito facilmente absorvida pelos jovens, e será um mecanismo de alerta muito importante para a sociedade", destacou.


Com sessão gratuita, o lançamento reuniu cerca de 400 pessoas que encheram a plateia do histórico Cinema São Luiz. Entre os presentes, participantes do Conselho Regional de Psicologia, Conselho Estadual de política sobre drogas, Secretaria de Defesa Social do Estado, e de várias ONG's de prevenção às dependências. A médica e assessora da presidência do Uruguai, Raquel Peyraude, também prestigiou o evento. 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Câmara promove discussão acerca da realização de grandes eventos públicos no Recife

Uma discussão sobre a realização de grandes eventos públicos no Recife motivou a realização de audiência pública, na manhã desta quarta-feira, 7, na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Vicente André Gomes (PSB), que também é presidente da Casa. São eventos que ensejam, segundo ele, cuidados de segurança pública, mobilidade, estrutura de socorro, atendimento médico, iluminação pública, disciplinamento do comércio informal entre outros. “Esse é um assunto primordial, numa cidade de manifestações culturais como o Recife, que mobiliza milhares de pessoas”, disse o vereador.
A audiência pública foi realizada às vésperas de dois grandes eventos públicos no Recife, que são o ciclo junino e a Copa do Mundo. Por isso, contou com a participação do comandante de Operações Metropolitano do Corpo de Bombeiros, coronel Lamartine Barbosa; sub-diretor Metropolitano da Polícia Militar, coronel Petrônio Tenório; do diretor de Operação de Trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), André Luiz; do procurador de Justiça Fernando Pessoa, representando o Ministério Público de Pernambuco ; do gerente-geral de Ações Culturais da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Gustavo Catalano;  e da secretária Executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim. Esteve presente a vereadora Michelle Collins (PP).

Vicente André Gomes disse que sentiu a necessidade de realizar a audiência pública logo após o Carnaval, quando desfilou, no domingo após a quarta-feira de Cinzas, na Zona Norte do Recife, o Bloco da Ressaca. “Foram cerca de 300 mil pessoas e não havia infraestrutura de segurança ou de saúde, para atendimento de emergêcia”, afirmou. A sua intenção é que a audiência pública possa ocasionar a implantação de um protocolo de intenções, envolvendo todos os órgãos públicos, para dar atendimento aos grandes eventos. “Esse protocolo seria a previsão de uma assistência para que os eventos continuem a caracterizar uma cidade alegre e cultural, assegurando ao povo a manifestação festiva”, disse.

O procurador  de Justiça Fernando Pessoa afirmou que todos os grandes eventos previsíveis no Recife como Carnaval e São João, por exemplo, o Ministério Público já dispõe de uma promotoria itinerante. “Além disso, estamos sempre de plantão para quando o MPPE for instado pela população, estar pronto e ágil a tomar providências próprias do Ministério”, disse.  Já nos eventos imprevisíveis, como as manifestações populares, ele garantiu que as promotorias de cidadania tem interlocuções com a sociedade civil organizada para facilitar e dirimir eventuais conflitos.
O grande evento que se avizinha no Recife, o ciclo junino, tem mobilizado toda a estrutura das secretarias municipais. “Realizamos reunião esta semana, pois o ciclo será longo, de 5 de junho a 13 de julho, pegando todo o período da Copa do Mundo. Estamos com tudo organizado. O ciclo junino será o grande evento que completará tudo o que será feito em relação à Copa, no Recife, para que consigamos atender turistas e a população com cultura e alegria”, disse o gerente-geral da FCCR, Gustavo Catalano.

Cândida Bomfim afirmou que a Secretaria Executiva de Controle Urbano, antiga Dircon, já tem um procedimento pré-definido para os grandes eventos, que é a liberação do solo onde eles ocorrerão e o recolhimento de taxas. “Com isso, regularizamos e fiscalizamos os eventos, mas também controlamos o comércio informal, por exemplo”, disse. Para a Copa do Mundo, especificamente, haverá 250 agentes operacionais e fiscais da Companhia de Serviços Urbanos (Csurb) trabalhando todos os dias. O diretor de Operação de Trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, André Luiz, revelou que a programação para grandes eventos da CTTU é realizada a partir de reuniões internas com base nas demandas próprias de cada um. Atualmente há 470 agentes de trânsito no efetivo, revezando-se em 115 por dia nas ruas.
O coronel da Polícia Militar, Petrônio Tenório, lembrou na ocasião que a Diretoria Integrada Metropolitana, na qual ele é sub-diretor, é composta por 10 batalhões distribuídos no Recife e na Região Metropolitana. Ele disse ainda que a função da polícia é atender bem a população todos os dias e durante os grandes eventos, de forma que ela não sofra. Mas para isso acontecer, é preciso que seja dado um aporte de efetivo nas unidades, por conta da limitação da corporação. “A gente não pode sacrificar as folgas dos policias militares toda vez que houver um grande evento. A intenção da Polícia Militar na hora de planejar um evento é oferecer o melhor serviço para a população”, comentou.
O comandante de Operações Metropolitana do Corpo de Bombeiros, coronel Lamartine Barbosa, falou que o Corpo de Bombeiros atua fiscalizando os aparelhos urbanos para saber se o Código de Segurança Contra Incêndio está sendo cumprido, mas também atendendo as emergências na capital e no interior. “Nós tratamos ainda das questões sobre instalações provisórias, observando se elas estão de acordo com as normas técnicas de segurança”, falou o coronel. Ele disse que “é importante ressaltar as responsabilidades dos realizadores de eventos em espaços públicos, pois eles precisam ter os meios de respostas a acidentes, ficando atento com a segurança das pessoas no evento e terem a consciência da responsabilidade que possuem”.

Confira as fotos: