A Prefeitura recebeu, na última terça-feira (6), a visita do ministro do Turismo, Vinicius Lages, que veio conhecer os projetos desenvolvidos para fomentar o setor no Recife. Ações de base comunitária, como o desenvolvimento social, econômico e cultural de comunidades e também o projeto de sensibilização turística foram alguns destaques da agenda.
A comitiva seguiu para o bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, um dos locais em que é realizado o projeto de Turismo de Base Comunitária da cidade. O bairro recebe apoio da Prefeitura para realização mensal de feiras de artesanato, exposições culturais e também manifestações artísticas, conhecida como Bombarte. Essas ações favorecem o desenvolvimento da comunidade e garantem mais atrativos turísticos para a população. "A Prefeitura trabalha para garantir mais oportunidade para as pessoas e também na promoção de mais opções de lazer e de cultura. É importante trabalhar com a cadeia produtiva do turismo e aperfeiçoar o setor", destacou o secretário municipal de Turismo e Lazer, Camilo Simões.
Durante a visita Vinicius Lages conheceu o funcionamento e a execução do projeto de Sensibilização Turística realizado pela PCR. O Olha! Recife funciona desde o ano passado, mas foi incrementado em 2014, ganhando novos segmentos. Agora, o passeio que era apenas de ônibus também pode acontecer de catamarã, bicicleta ou a pé. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita pelo site www.olharecife.com.br.
O ministro ainda aproveitou a vinda ao Recife para parabenizar os concluintes do curso de Agentes de Informações Turísticas. A capacitação aconteceu via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado em parceria com o Governo Municipal. Foram quase 150 concluintes somente nesta categoria.
A solenidade aconteceu no SEST/SENAT da Avenida Beberibe, um dos parceiros do programa. Desde o ano passado, a Secretaria de Turismo e Lazer vem inscrevendo interessados nas capacitações com o foco na Copa. Até agora, 4.592 pessoas se matricularam em cursos no Recife, das quais 2.039 já estão formadas. "Para nós, é muito bom ver jovens - e também os não tão jovens - investindo em capacitação, buscando melhores oportunidades de trabalho. Pernambuco é um dos melhores destinos do País e a Copa será uma grande oportunidade para a cidade", afirmou Lages. Também entrou na agenda uma vistoria às placas de sinalização turística e a colocação de um novo equipamento no Recife Antigo - um mapa geral do Marco Zero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário