sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Esuda recebe homenagem na Câmara do Municipal do Recife

A história da Faculdade de Ciências Humanas - Esuda - se confunde com a memória e vocação universitária de Pernambuco. Recife e Olinda, cidades irmãs, desempenharam papel importante na criação de cursos superiores no país. Em 1827 surgiram dois dos mais importantes cursos de Direito do Brasil. Um em Olinda, posteriormente transferido para o Recife, e outro em São Paulo.
Quarentona, a caminhada do Esuda, cujo significado é  “Espiríto Santo Uniu Dois Amigos “, explica a comunhão entre Pedro Manuel Barreto Muniz e Wilson José Macedo Barreto. Estudantes sonhadores do curso de Engenharia Elétrica da UFPE, vislumbraram  a necessidade de cursos preparatórios para o vestibular de engenharia no Recife. Os que existiam preparavm apenas para Direito e Medicina. Esse histórico foi determinante para que a  vereadora Priscila Krause  propusesse a homenagem solene, prestada nesta tarde na Câmara do Recife.
Priscila, cujo pai Gustavo Krause, ensinou na lendária Esuda, fez um apanhado dos principais momentos dessa instituição, marca de ensino da cidade. Criada em 1966, já em 67 o melhor cursinho preparatório para engenharia teve de mudar de endereço para acomodar a demanda. Daí em diante foi só crescimento. Em 1969 recebeu autorização para funcionar o Colégio Esuda. Em 1970 foi criado o pré-vestibular por correspondência para quem morava no interior.
Já em 1972 era criada a Associação Recifense de Educação e Cultura AREC, sem fins lucrativos para ser a mantenedora do Esuda. Mas tem mais. Em 1974 obteve autorização do Ministério da Educação para abertura da Faculdade Esuda, logo transformada em Faculdade de Ciências Humanas. Em 2005 foi pioneira no lançamento do ensino a distância e agora aos quarenta anos acabou de criar o GEIA – Grupo Esuda de Interlocução Acadêmica - formado por membros da instituição, todos doutores, com intuito de fortalecer e valorizar ações de iniciação científica.
Emocionado, Pedro Manuel agradeceu sensibilizado a homenagem feita a uma instituição de ensino que, segundo suas palavras, ousou e inovou com amor a educação no Recife. “Em todo lugar tem alguém que estudou no Esuda. A homenagem é uma forma de perpetuar a memória desta instituição. As pessoas passam, o tempo passa, mas o Esuda permanece. Esperamos que nas próximas décadas continuemos ensinando e seguindo nesse segmento que tanto engrandece nosso país, a educação”.
Vicente André Gomes (PSB), presidiu a solenidade e ao encerrá-la não se furtou a fazer elogios à vereadora Priscila Krause, eleita deputada estadual. Por suas palavras, Priscila é a melhor parlamentar que já passou nesta Casa. “Ela exerceu o combate sereno e proprositivo. Reconheço o talento dela que ao pagar das luzes do mandato faz essa homenagem a uma instituição lendária, de brilho especial. Fui com orgulho aluno do Esuda”.


Confira as fotos:








Nenhum comentário: