segunda-feira, 15 de junho de 2015

Médico George Trigueiro recebe Medalha do Mérito José Mariano

A Câmara Municipal do Recife concedeu a Medalha de Mérito José Mariano ao médico George Meira Trigueiro, nesta segunda-feira, 15, “em reconhecimento à seriedade, dedicação e profissionalismo com que exerce sua carreira, contribuindo de forma inegável com a sociedade recifense”. A entrega, em reunião solene, foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB), atendendo a uma proposição do vereador licenciado e atual deputado Raul Jungmann. A comenda é o mais importante título entregue pelo legislativo municipal.

A solenidade foi presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), que deu início aos trabalhos com a execução do Hino Nacional. O médico George Meira Trigueiro foi trazido ao plenário da Câmara do Recife por uma comissão de honra. A mesa da reunião foi composta por Vicente André Gomes; Raul Jungmann; o presidente do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco, Mardônio Quintas; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Correia; a diretora do Unimed Recife, Maria de Lourdes Araújo; e o diretor dos Diários Associados, Joezil Barros.

George Trigueiro  é diretor do Centro Hospitalar Albert Sabin, foi presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; e médico da Maternidade Professor Bandeira Filho (Maternidade de Afogados), além de professor universitário. Vicente André Gomes foi o primeiro a falar. Ele ressaltou que a homenagem era uma proposta de Raul Jungamnn. “Pela força e talento eleitoral, Jungmann ocupou uma vaga na Câmara dos Deputados e está licenciado. Não pode fazer a saudação, segundo o Regulamento Interno da Câmara. Mas, como presidente da Casa, quebro o protocolo e passo a palavra a ele”, disse. Raul Jungamnn fez um resumo do perfil biográfico do médico.

Natural do Patos, na Paraíba, George Trigueiro é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, tem especialidade em  Ginecologia e Obstetrícia, curso de Administração Hospitalar, administração por objetivos, curso de Introdução ao Controle de Infecção Hospitalar pelo Ministério da Saúde, curso superior de Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde-FCAP/ Universidade Autônoma de Madrid. Fez, ainda, MBA (mestrado) em Gestão e Organização de Hospitais pela FCAP/ Universidade Politécnica de Valencia (UPV-Espanha), curso de Mediação e Arbitragem pelo Tribunal de Arbitragem de Pernambuco –2003, entre outros. Obteve os títulos de Cidadão de Pernambuco em 2004 pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, bem como o Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira em 2013 pela Câmara Municipal do Recife.

“Viver é dar sentido à vida. Não há modelos prontos e por iso dar sentido à vida não é fácil. É um trabalho de todos os dias. Para isso contamos com apoios, como os familiares. O nosso homenageado é um exemplo de vida nos aspetos profissional e pessoal”, disse Raul Jungmann. No discurso de agradecimento, o médico George Trigueiro fez referências ao patrono da Câmara Municipal do Recife, José Mariano, que também dá nome à Medalha ao Mérito que recebeu. Disse que se sentia orgulhoso com a comenda. “Eu recebo esta medalha com uma sensação de quam jamais pensou em receber tal honraria. Aqui estou com toda a minha família, pela importância desse momento que tem um significado enorme para mim”, disse.

George Trigueiro lembrou que veio morar Recife para completar os estudos, em 1968. Na capital de Pernambuco já residiam seus irmãos mais velhos, que também vieram para estudar. “Conheci o Recife ainda na minha infância e sempre morei nos arredores da Praça Chora Menino. Estudei no Colégio Salesiano, an primeira vturma mista. Anos mais tarde, fui aprovado na Faculdade de Ciências Médicas do Recife”, disse, relembrando a trajetória que o levou a se tornar um médico de grande êxito profissional. Outra lembrança que o emocionou e que citou em seu discurso foi ter recebido, também na Câmara do Recife, em dezembro de 2013, o Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira.


Ao final do discurso do médico, o presidente da solenidade, vereador Carlos Gueiros, disse que “esta reunião foi marcada pela quebra do protocolo. Quero agradecer pela oportunidade que me foi dada para presidi-la, pois tenho laços de amizade com esta família”. Em seguida, ele passou a presidência dos trabalhos para Vicente André Gomes que, juntamente com Raul Jungmann, fizeram a entrega da Medalha.




Nenhum comentário: