Iniciada em outubro do ano passado, a Ação de Prevenção e Promoção de Saúde dos funcionários e prestadores de serviço da Câmara Municipal do Recife teve sua quarta edição nesta terça-feira, 15 de setembro, no plenarinho. “Hoje é um marco da nossa campanha, pois está se iniciando o grupo Vida Saudável, formado por uma equipe multidisciplinar, de caráter educativo. Nós vamos trabalhar, no dia a dia da Câmara do Recife, a reeducação alimentar dos funcionários, ingesta de medicação e a prática de medicina alternativa”, anunciou a enfermeira Vânia Gonçalves, coordenadora do Serviço de Saúde.
Apesar de a Ação de Prevenção e Promoção de Saúde ser uma campanha dirigida, o público que transitou pelo prédio do legislativo municipal também teve a oportunidade de ouvir palestras, aferir a pressão para detecção de casos de hipertensão arterial, medir a pressão arterial e receber vacinas, imunizando-se contra hepatite B, difteria, tétano e influenza H1N1. Foram 600 doses contra a gripe e 400 testes de glicemia, fornecidos pelo Distrito Sanitário 1. “Estamos sempre prontos para participar das ações de prevenção de saúde. Já temos uma parceria com o Serviço da Câmara”, afirmou a enfermeira Edilma Barbosa, coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e PNI do Distrito Sanitário 1.
As ações anteriores ocorreram em datas simbólicas de cuidados para com a saúde. A primeira, aproveitou as comemorações do Outubro Rosa, quando são intensificados os trabalhos de conscientização e prevenção ao combate ao câncer de mama. Foram dadas orientações para realização do autoexame de mama para mulheres e homens. Em novembro, pela passagem Dia Internacional do Homem, 19, que também integrou as atividades do Novembro Azul, a Câmara do Recife realizou uma ação dirigida à sociedade aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em março, a ação foi repetida pela terceira vez, aproveitando o Dia Internacional da Mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário