quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Jô Mazzarolo recebe título cidadã do Recife

A diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, nasceu em Veranópolis, no interior do Rio Grande do Sul, mas sua trajetória se estende por todo o Brasil. Jornalista pela Pontífìcia Universidade Católica de Porto Alegre e mestre em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela trabalhou na TV Manchete, na RBS e na Rede Globo, onde editou o Jornal Hoje e produziu o Jornal da Globo e o Jornal Nacional. Gaúcha por nascimento e recifense por opção, recebeu o Título de Cidadã do Recife, nesta quarta-feira (9), numa iniciativa do vereador Erivaldo da Silva (PTC).
Jô Mazzarolo também passou pela afiliada da Globo em Londrina e participou  do projeto Uniglobo, que procurava dar uma voz coerente a todas as afiliadas da rede. Depois de experiências envolvendo estados do Norte ao Sul do país, ela por fim se estabeleceu em 2000 no Recife, onde exerce o cargo de diretora de jornalismo da Globo Nordeste.
Ao início do evento, a homenageada foi conduzida ao plenário por uma comissão formada pelos vereadores Marco Di Bria (PSDC), Jurandir Liberal (PT), Aderaldo Pinto (PRTB), Jadeval de Lima (PTN), Vera Lopes (PPS) e Eriberto Rafael (PTC). A reunião solene foi presidida por Vicente André Gomes (PSB).Em seguida, a Banda Marcial do Ginásio Pernambucano executou o início nacional.
Erivaldo da Silva começou seu pronunciamento com um histórico do desenvolvimento profissional de Jô Mazzarolo. “Com sua brilhante trajetória, Jô teve a chance de conhecer quase todas as capitais do Brasil. Por coincidência do destino, nos seus primeiros passos desse caminhar, Recife foi uma das poucas capitais onde a mesma não esteve”, destacou.
O vereador ainda ressaltou a preocupação da nova cidadã recifense com a divulgação da cultura local e das manifestações populares. “Jô sentiu que deveria divulgar a vida e a história do nosso povo, com seus anseios, suas alegrias e angústias, suas festas, seu jeito de falar e de viver a vida”, disse Erivaldo da Silva.
“Eu estou aqui na verdade para dizer a todos vocês duas palavras: muito obrigada. Uma homenagem é sempre um reconhecimento e um compromisso”, agradeceu Jô Mazzarolo após receber o Título de Cidadã do município. Em seu discurso, ela fez questão de repartir a honraria. “Eu vejo esse reconhecimento como algo que não é só meu. Eu preciso dividi-lo com toda a equipe que trabalha comigo que está espalhada pelo plenário. E ao mesmo tempo eu gostaria de dividir esse momento com todos vocês que estão aqui. Porque amar a cidade onde você nasceu é natural. Mas amar uma cidade que você escolheu para viver por quinze anos é se identificar com a vida das pessoas”, afirmou.
O presidente Vicente André Gomes se disse feliz com a homenagem. “Recife foi o grande agraciado de tudo isso. Jô Mazzarolo é uma mulher que desde que chegou à cidade vem consagrando a cultura pernambucana, a cultura do Recife como uma referência. Jô, receba da presidência dessa Casa em nome de todos os funcionários e de todos os vereadores esse título. Nós estamos profundamente orgulhosos”, declarou. Também fizeram parte da mesa o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o secretário estadual da Casa Civil, Antônio Figueira, o secretário municipal de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, e o diretor comercial da Rede Globo Nordeste, Iúri Maia Leite.

Ao final do evento, a Banda Marcial do Ginásio Pernambucano executou o hino da cidade do Recife. Os presentes foram convidados ao pátio interno da Casa de José Mariano para um coquetel que, lembrando a atuação da homenageada junto à cultura regional, contou com orquestra de frevo e com o boneco gigante Homem da Meia Noite.

Confira as fotos:



Nenhum comentário: