segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Médico Salvador Vilar recebe Título de Cidadão do Recife


Proposto pelo vereador Augusto Carreras (PV), desde ontem o médico urologista Salvador Vilar Correa de Lima é o mais novo cidadão recifense. A reunião solene foi presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife. Para justificar a concessão da honraria, o autor disse que a Casa faz homenagens, mas em alguns casos, como o de agora, é ela quem recebe a homenagem ao agraciar um cidadão como o médico Salvador Vilar.
Carreras disse que o título é uma honraria dada pelas casas legislativas a quem de fato prestava serviços à sociedade, da localidade onde se encontra. “É necessário que o agraciado tenha produzido benefícios sem auferir lucros à sociedade. Paraíbano radicado no Recife, sempre trabalhou pelo interesse dos recifenses. Em 1968 concluiu o curso de medicina e se especializou em urologia, tendo ocupado inúmeros cargos no cenário médico local”. Salvador Vilar foi responsável por introduzir no norte e nordeste do Brasil a técnica defendida na livre docência em 1991 sobre cirurgia renal percutânea.
Médico Salvador Vilar recebe Título de Cidadão do RecifeSalvador Vilar agradeceu o Título e disse que o vereador havia lhe prestado enorme serviço. “Quero começar meu discurso de agradecimento relatando o que fiz na vida, mas o autor da comenda já citou boa parte dela. A grandeza não está apenas em receber a honraria, mas merecê-la, como proclamava o filósofo grego Aristóteles”. Ele disse que recebia com muita alegria a cidadania recifense e contou toda sua vida, desde o nascimento até os dias atuais, para que os ouvintes julgassem se era merecedor da honraria. Assim, disse que tudo começava com a família. Nasceu em Serra Branca, na Paraíba, mas deveria ter sido em Taperoá, mas no dia choveu muito e a mãe não chegou lá.
Para ele, exemplo é o que a gente tem de ser como médico e como professor. “Estudei medicina em Recife, fui para a Inglaterra, voltei e trabalhei no antigo Inanps. Desenvolvi minha vida privada e a partir de 1990 comecei a fazer pesquisas e jamais me desliguei dessa atividade. Pesquisar e ensinar tem sido a minha vida”. Vicente André Gomes frisou que foi aluno de Salvador Vilar. “Era estudante estava examinando um paciente e o professor chegou. Sai e disse que continuasse, mas ele em um gesto de humildade disse que não se tira do guerreiro a lança e me mandou contiuar. Jamais esqueci isso em toda minha vida profissional de médico, que também sou”.

Nenhum comentário: