quarta-feira, 29 de abril de 2015

Alunos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) visitam Câmara Municipal do Recife

O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou repleto de estudantes do segundo período do curso de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), na tarde desta última terça-feira, 28.  A professora Valéria Moura de Farias, que ensina a disciplina de políticas públicas destacou a importância de trazer os alunos para a Câmara de Vereadores. “Aqui, eles aprenderam na prática como funciona o legislativo municipal, já que na sala de aula os alunos ficam focados mais na parte acadêmica. Aqui eles tiveram a oportunidade de conhecer o papel de um gestor político”.

Já a aluna Paula Ribeiro disse que esse é um importante espaço de debates. “Hoje pude conhecer o projeto de lei de autoria do vereador Henrique Leite que dispõe sobre a realização de serviços de psicologia e assistência social nas escolas públicas municipais do Recife, que pode se aprovado aqui nesta Casa Legislativa. É um projeto muito importante, já que as crianças que passam por situação difícil em casa poderão ter um melhor acompanhamento na escola”. Paula Ribeiro disse ainda ter boas expectativas para o futuro da cidade e ressaltou a importância do vereador para o bom funcionamento de um município.
No encontro, ainda foi aberto espaço para perguntas, onde os alunos puderam tirar duvidas a cerca do trabalho realizado pelos vereadores do Recife. A estudante Adriana Martins disse que esse foi um encontro produtivo e importante para a formação acadêmica do aluno. “Quando visitamos uma casa legislativa começamos a dar importância ao trabalho que é realizado lá”


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Câmara comemora 50 anos da Rede Globo

Não é todo dia que uma emissora de televisão completa 50 anos de sucesso e serviços prestados à sociedade. Premiada nas novelas, nos seriados, no jornalismo. Inovadora nos textos. Polêmica, ao discutir temas atuais e nem sempre aceitos de imediato. Maior audiência das têves abertas. Formadora de opinião. Criticada por muitos. Como deve ser uma televisão moderna e participante da vida nacional. Por isso mesmo revolucionária, para o bem ou para o mal, de alguns, claro. Ao longo de sua trajetória não deixou a sociedade sem respostas. Faz rir e faz chorar. Participou de todos os grandes acontecimentos da vida brasileira. Está presente nas tragédias e nas glórias. Leva informação a lugares improváveis.

O autor da homenagem, Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife, não hesitou e criou a Medalha de Comunicação Roberto Marinho, que será entregue a pessoas da área de comunicação. Também requereu à Casa, uma reunião solene, realizada ontem, para homenagear a Rede Globo de Televisão, também conhecida como Vênus Platinada, fundada em 26 de abril de 1965 pelo jornalista Roberto Marinho. Alguns anos depois, em 22 de abril de 1972, contando agora 43 anos, surgia a Rede Globo Nordeste, trazendo conteúdo regional.

Na reunião solene foi prestada homenagem póstuma ao fundador das Organizações Globo. Vicente fez questão de pontuar a importância das ações sociais desenvolvidas pela Globo Nordeste. Como o Ação Global, o Criança Esperança e o Amigos da Escola, que só no ano de 2008 atendeu mais de 1,6 milhão de pessoas. Tem mais. O Criança Esperança tem modelo reconhecido pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Vicente, entusiasmado, disse que falar da Globo é dizer que Roberto Marinho foi o grande maquinista da comunicação brasileira. “Comparar os mecanismos da comunicação da Globo é comparar a um cientista que descobre a cura de uma doença grave ou a conquista do espaço. Pernambuco sempre foi sede da Rede Globo, que teve a visão de Roberto Marinho”.

Iuri Maia Leite, diretor Comercial da Rede Globo Nordeste, agradeceu a homenagem prestada à Globo e seu fundador, com a criação da Medalha de Comunicação Roberto Marinho. “Estar aqui hoje é motivo de alegria pelas homenagens prestadas. Criada com a missão de apresentar conteúdo de qualidade, marca que imprimiu desde sua fundação, é reconhecida mundialmente, com mais de 120 afiliadas no país e presença em mais 100 países estrangeiros. É a maior rede da América Latina em produção de conteúdo. Sua história se confunde com a do Brasil e do Nordeste”.


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Pe. Joselito recebe Título de Cidadão do Recife

Uma festa. Com muita música, cânticos de louvores, e emoção. Festa para entregar ao Pe. Joselito Freire, Major Capelão da Força Aérea Brasileira, em reconhecimento ao papel desempenhado por ele na evangelização de casais e jovens católicos das comunidades recifenses, o Título de Cidadão do Recife. Era o que faltava. Pois, baiano de nascimento, já é Pernambucano, Jaboatonense a agora Recifense de fato, de direito e de coração.

Pe. Joselito recebe Título de Cidadão do RecifeEurico Freire (PV), autor da proposta, comentou que teve a vida mudada ao participar do FRES – Famílias Restauradas pelo Espírito Santo, importante instrumento de renovação de casais criado pelo Padre. “Ele nos tem fortalecido na caminhada da fé. É um pastor a serviço da evangelização nas paróquias por onde passa, nas comunidades e pastorais”. Além do FRES, Pe. Joselito criou e comanda o MIRE – Militares Restaurados pelo Espírito Santo. Também é responsável pela Proclamação da Palavra aos moradores da Vila Militar, e pelos ensinamentos bílbicos.
Pe. Joselito fez questão de lembrar “daquele que é, e sempre será, o princípio e o fim, Jesus Cristo”. Disse que foi o sentimento de se deixar arrastar pelos outros que o trouxe para o Recife. “Aqui pude aprimorar meus conhecimentos eclesiásticos. Semeei em terras fecundas e assim tenho colhido frutos bons”. Pe. Joselito se dirigiu aos paroquianos de modo especial. Agradeceu pela amizade e o serviço prestado a Deus. Finalizou afirmando lutar sempre, vencer talvez, desistir nunca.
Tenho certeza que o Divino Espírito Santo está aqui, disse Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife. Comentou que todos os dias preside reuniões para cumprir o papel do legislativo, mas que esta reunião de hoje era especial. “Pe. Joselito que bom que você apareceu por aqui. Sua presença faz essa reunião ser diferente de todas. Jesus está conosco. Tenho certeza de que sairemos daqui mais leves”.

Confira mais as fotos:












quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dia 22 de Abril - Dia do Planeta Terra

Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970 e tem por objetivo criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger o nosso planeta.


"Um dia para reconhecer a importância do planeta terra e para refletir sobre aquilo que podemos fazer para ajuda-lo"

Mestre Camarão é velado na Câmara

O corpo do Mestre Camarão foi recebido ao som das sanfonas de vários músicos no plenário da Câmara Municipal do Recife, pouco antes das 19h, da noite de ontem, terça-feira (21). A homenagem ocorre no velório, onde estão presentes familiares, amigos e admiradores. O instrumentista, compositor e acordeonista, de 74 anos, estava internado no Hospital Santa Joana desde a semana passada e morreu nesta manhã. Segundo informações da família, o corpo será conduzido a Caruaru, no agreste, às 10h de hoje para um outro momento de despedidas na Câmara Municipal da cidade e sepultado no cemitério Dom Bosco. Ainda de acordo com a família,  Mestre Camarão  fazia hemodiálise há anos, havia sofrido uma infecção intestinal e foi hospitalizado para a realização de exames. Com problemas cardíacos, não teria resistido a uma queda de pressão e faleceu, depois de o quadro de infecção ficar generalizado. Ele nasceu em Fazenda Velha, no município do Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, no dia 23 de junho de 1940. De batismo recebeu o nome de  Reginaldo Alves Ferreira, mas se imortalizou com o apelido dado por Jacinto Silva  no inicio da carreira artística. O apresentador de um programa da Rádio Difusora de Caruaru teria dito ao  sanfoneiro, que chegou atrasado e com o rosto vermelho ao programa,  "chegou o camarão".


terça-feira, 21 de abril de 2015

Dia 21 de abril - O dia de Tiradentes

O Dia de Tiradentes é um feriado nacional brasileiro instituído em homenagem ao herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes. Dia 21 de abril foi a data em que ele foi executado. Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tiradentes ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, foi um grande líder que lutou por seu povo e seus ideais.


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Frevioca recebe homenagens pelos 35 anos de vida

Nem parece, mas ela é uma jovem senhora. Acabou de completar 35 anos de muito frevo, música símbolo de Pernambuco, único Estado brasileiro multicultural, pela diversidade que apresenta nas artes do país. A nata da história dessa música que se confunde com o maxixe, polca, jazz e tantos outros sons, arrebanhou grandes nomes ao plenário da Câmara do Recife, na quinta feira 16. Só para citar alguns, vieram prestigiar o evento Claudionor Germano, Gustavo Krause, Maestro Ademir Araújo, conhecido como Formiga, músicos, a vereadora Isabella de Roldão, Vicente André Gomes, presidente da Casa, o historiador Leonardo Dantas, criador da Frevioca, passistas e muito mais gente de peso, que não abre mão do nosso frevo.

A homenagem solene foi proposta pelo vereador Eurico Freire (PV), que contou uma breve história da alegria que anda e se movimenta em um pequeno caminhão com formato de bonde, repleto de frevo. Eurico lembrou que a Frevioca de então era apenas um caminhão decorado, com amplificadores de som e uma orquestra de 32 músicos, regida pelo maestro Ademir e tinha como cantor Claudionor Germano. “Depois ela passou para uma carroceria de ônibus e sem seguida para a de um bonde, marca registrada do Recife antigo. Com tanto sucesso, em 2007 foi criada a Freviova II. Elas revisitam o frevo e cairam no gosto popular. São requisitadas em outros períodos, como São João, Natal, além do Carnaval”.

O Secretário Municipal de Turismo, Camilo Simões, disse que era uma ousadia da parte dele falar para audiência repleta de pessoas ilustres e conhecedoras do frevo, mas era um dever falar sobre esse instrumento de nossa cultura tão ao gosto da população. E foi o que ele fez. “A Frevioca não pertence a ninguém, ela é da cidade. Ela se tornou ícone de nossa cultura”. Leonardo Dantas contou que a ideia surgiu pensando em uma orquestra pequena que se deslocasse, tinha 32 músicos e um maestro. “Logo pensamos em ampliar esse sonho e aí surgiu a ideia de uma orquestra volante, que fosse ao encontro do povo. E assim foi”.

Maestro Ademir Araújo, o formiga, faz parte dela desde o começo, quando nem era Frevioca. Pare ele, depois dessa homenagem ela começa a ressurgir. Falou do caráter social que a Frevioca pode ter e ajudar no resgate de crianças e adolescentes. Rômulo Menezes, presidente do Galo lembrou da irmandade entre Galo e Frevioca. Nasceram praticamente juntas - Galo tem 37 anos e a Frevioca 35 – e desfilam desde então. “Quero nessa homenagem representar todos os blocos e foliões que puderam desfrutar da Frevioca”.

Gustavo Krause, que carrega tantos títulos, era prefeito na época da criação da Frevioca. Ele deu a maior força para ela existir. Falou do tempo híbrido de Gilberto Freyre que une passdo, presente e futuro. “À época, fui ouvir pessoas notáveis, ícones de nossa cultura porque queria levar a música à periferia. Mas tinha receio de como seria recebida. Mas se damos coisas boas, as pessoas gostam. Conseguimos e com isso democratizamos a música, esse instrumento divino. O Frevo é nossa identidade cultural. O Brasil tem o samba, a Argentina, o tango, os americanos, o Jazz. Nós pernambucanos temos o Frevo, e a Frevioca é parte disso”.



quarta-feira, 15 de abril de 2015

Há exatos 100 anos nascia Pelópidas da Silveira!

Tenho a honra de congratular com a cidade e a população do Recife os 100 anos de nascimento do Dr. Pelópidas da Silveira. Exemplo de homem público e administrador, quando da suas passagens, por três vezes, como prefeito do Recife, soube como ninguém engrandecer a administração pública com uma gestão moderna e com participação popular. Modernizou e urbanizou a cidade através de obras progressistas e avançadas. Como homem dignificou a raça humana, como engenheiro e intelectual promoveu avanços e modernidades nas ações que empreendeu. Como político defendeu com honra, dignidade, compromisso e respeito os valores democráticos que norteiam a vida humana.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Câmara aprova projeto de mudança na carga e descarga

Elaborado a partir de constatações como o crescimento da população, o processo de urbanização acelerado e o consequente aumento das atividades instaladas na cidade, o projeto de lei 05/2015, que disciplina os serviços de carga e descarga nas vias públicas do Recife, foi votado e aprovado em primeira e segunda discussão ontem na Câmara Municipal do Recife. O projeto é de autoria do Poder Executivo e já tem pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. A análise será em primeira votação e depende de maioria absoluta.

O projeto de lei diz que “fica proibida a parada, estacionamento e operações de carga e descarga de mercadorias e bens, de veículos de comprimento superior a 6,50m (seis metros e cinquenta centímetros), nos dias, horários e vias urbanas estabelecidos por Decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal”. Esse decreto, com a regulamentação será baixado após a votação.

De acordo com  a justificativa do projeto de lei a movimentação de cargas e descargas em áreas urbanas potencializa problemas como: diminuição da velocidade do fluxo de veículos, redução da capacidade das vias em função do aumento de veículos de carga parados, emissão de excesso de ruídos e poluentes, problemas de estacionamento inadequado de veículos de carga, descumprimento da legislação de trânsito e aumento dos custos do sistema como um todo.

O Projeto de Lei tem como objetivo regular a operação de carga e descarga no município e as restrições de horários e períodos da operação será definida mediante decreto, atendendo às diferentes necessidades. Essa regulamentação irá refletir diretamente no trânsito da cidade, melhorando o fluxo de veículos, ordenando a operação, diminuindo os impactos negativos através do melhor aproveitamento da infraestrutura viária existente, considerando as necessidades da cidade no que se refere ao sistema de distribuição de cargas.

Antes da votação o vereador Jurandir Liberal (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente Transporte e Trânsito, informou que alguns ajustes foram necessários ao PL do Executivo, resultando em um substitutivo que vai virar decreto. Segundo ele, a discussão foi realizada em audiência pública e no seio da Comissão. Gilberto Alves (PTN), líder do governo na Casa, disse que o debate possibilitou o aperfeiçoamento do projeto, mesmo tendo chegado em regime de urgência. “A discussão estabelecida no seio da Comissão e a colaboração desta Casa permitiram a votação de um projeto maduro”. Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara, agradeceu o papel desempenhado pelo vereador Jurandir Liberal, que ele chamou de oposição responsável e que trouxe melhorias ao projeto.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dia Mundial da Saúde será comemorado durante todo o mês com oferta de serviços



O Dia Mundial da Saúde, comemorado ontem (7), terá no Recife programação estendida para todo o mês de abril, nos Distritos Sanitários da cidade, numa promoção da Secretaria Municipal de Saúde. Serão ofertados diversos serviços, entre eles: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, coleta de citologia, exames de mamografias no Mamógrafo Móvel, tratamento de verminoses, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal com distribuição de kits com escovas e creme dental nas diversas unidades de saúde da família.

Os profissionais vão orientar sobre a atualização do cartão de vacinas, além de distribuir preservativos femininos e masculinos e esclarecer sobre a importância do teste rápido de HIV e Sífilis. Ainda será realizada avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal) pelos profissionais da Academia da Cidade. Na programação vão constar rodas de conversas nas quais serão discutidos temas referentes à saúde, palestras sobre a prevenção do câncer de mama, colo do útero e de boca, distribuição de folders informativos sobre a Tuberculose e a Hanseníase, bem como orientações sobre alimentação e hábitos saudáveis. 

Um aulão de dança no polo ABC da Academia da Cidade ministrado por profissionais da área, no bairro da Mustardinha, no horário das 6h30 às 7h30 será realizado também nesta terça (7). Já na comunidade do Coque, será realizada uma caminhada, com moradores da localidade, incentivando a atividade física, com os professores da Academia da Cidade. E no encerramento, será ofertado um café da manhã saudável na Unidade de Saúde da Família Coque Berilo Pernambucano.


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Paixão de Cristo de Casa Amarela foi um sucesso!

O Parque Urbano da Macaxeira, antiga fábrica da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, recebeu nesta semana santa a encenação da Paixão de Cristo de Casa Amarela. Com entrada gratuita, o espetáculo ficou em cartaz nos dias 1 , 2 e 3 de abril e  encenado sempre às 20h. Este foi o 13º ano da Paixão de Casa Amarela.

O elenco da encenação foi formado por 50 atores e 120 figurantes, em dois palcos que se transforam em 12 cenários, com direito a fogos e efeitos especiais. Pelo sexto ano seguido, o ator e promotor de vendas George Floro Acioly, 33 anos, interpretou Jesus, com sua mãe biológica, Marli, dando vida a Maria.
Confira as fotos: