segunda-feira, 27 de abril de 2015

Câmara comemora 50 anos da Rede Globo

Não é todo dia que uma emissora de televisão completa 50 anos de sucesso e serviços prestados à sociedade. Premiada nas novelas, nos seriados, no jornalismo. Inovadora nos textos. Polêmica, ao discutir temas atuais e nem sempre aceitos de imediato. Maior audiência das têves abertas. Formadora de opinião. Criticada por muitos. Como deve ser uma televisão moderna e participante da vida nacional. Por isso mesmo revolucionária, para o bem ou para o mal, de alguns, claro. Ao longo de sua trajetória não deixou a sociedade sem respostas. Faz rir e faz chorar. Participou de todos os grandes acontecimentos da vida brasileira. Está presente nas tragédias e nas glórias. Leva informação a lugares improváveis.

O autor da homenagem, Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife, não hesitou e criou a Medalha de Comunicação Roberto Marinho, que será entregue a pessoas da área de comunicação. Também requereu à Casa, uma reunião solene, realizada ontem, para homenagear a Rede Globo de Televisão, também conhecida como Vênus Platinada, fundada em 26 de abril de 1965 pelo jornalista Roberto Marinho. Alguns anos depois, em 22 de abril de 1972, contando agora 43 anos, surgia a Rede Globo Nordeste, trazendo conteúdo regional.

Na reunião solene foi prestada homenagem póstuma ao fundador das Organizações Globo. Vicente fez questão de pontuar a importância das ações sociais desenvolvidas pela Globo Nordeste. Como o Ação Global, o Criança Esperança e o Amigos da Escola, que só no ano de 2008 atendeu mais de 1,6 milhão de pessoas. Tem mais. O Criança Esperança tem modelo reconhecido pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Vicente, entusiasmado, disse que falar da Globo é dizer que Roberto Marinho foi o grande maquinista da comunicação brasileira. “Comparar os mecanismos da comunicação da Globo é comparar a um cientista que descobre a cura de uma doença grave ou a conquista do espaço. Pernambuco sempre foi sede da Rede Globo, que teve a visão de Roberto Marinho”.

Iuri Maia Leite, diretor Comercial da Rede Globo Nordeste, agradeceu a homenagem prestada à Globo e seu fundador, com a criação da Medalha de Comunicação Roberto Marinho. “Estar aqui hoje é motivo de alegria pelas homenagens prestadas. Criada com a missão de apresentar conteúdo de qualidade, marca que imprimiu desde sua fundação, é reconhecida mundialmente, com mais de 120 afiliadas no país e presença em mais 100 países estrangeiros. É a maior rede da América Latina em produção de conteúdo. Sua história se confunde com a do Brasil e do Nordeste”.


Nenhum comentário: