segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Arcebispo da solidariedade recebe homenagem na Câmara

Quem poderia imaginar que um garoto nascido no Distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho viria a ser o Arcebispo de Olinda e Recife, mas chegou. Desde cedo se entregou aos ensinamentos de Cristo ordenando-se beneditino. Pois bem. Ele é o oitavo Arcebispo Metropolitano e o trigésimo segundo Bispo a ocupar o cargo. Ontem ele recebeu na Câmara do Recife a Medalha do Mérito José Mariano proposta pelo vereador Aerto Luna (PRP). Dom Fernando Saburido agradeceu a maior comenda da Casa com vigoroso discurso político exortando a população a cobrar e fiscalizar obras inacabadas, corrupção e desmandos. Citou e Encíclica Papal Laudato Si criticando o desperdício ambiental, o capitalismo desenfreado. Aos políticos disse que o povo está cada dia mais atento e não perdoa mais desvios de conduta.
Arcebispo da solidariedade recebe homenagem na Câmara
Aerto Luna fez breve histórico da trajetória do homenageado. Disse que Dom Fernando Saburido ingressou no Mosteiro de São Bento, recebeu formação monástica. Cursou Filosofia e Teologia no próprio Mosteiro. Ordenou-se sacerdote. Já foi administrador de paróquias, vigário-geral e conselheiro. Mas logo veio o reconhecimento maior. O Papa João Paulo II o nomeou como bispo titular de Tarita Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Estava aberto o caminho para uma caminhada de trabalho pelo próximo. Foi presidente Regional Nordeste da II Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e membro permanente da CNBB. Mas coube ao Papa Bento XVI nomeá-lo Bispo vacante de Sobral, Ceará. Ali fez vários trabalhos pastorais importantes e a implantação das Santas Missões Populares. Construiu o Seminário Imaculada Conceição, em Fortaleza, Ceará. Mas foi em 2009 que ele foi escolhido e nomeado Arcebispo de Olinda e Recife. Também foi eleito mais uma vez membro do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília. Hoje é o pastor de 4 milhões de ovelhas da duas cidades irmãs e Região Metropolitana.
Dom Fernando lembrou que em 2010 recebeu desta Casa o Título de Cidadão do Recife, proposto pelo então vereador Josenildo Sinesio. E agora mais esta homenagem. Humilde, agradeceu a Medalha que não é só dele, mas de irmãos e irmãs que fazem o imenso trabalho pastoral. “ Sou apenas um pastor que veio para servir tendo como modelo o pastor dos pastores Jesus Cristo”.
O Arcebispo exortou as qualidades libertárias de José Mariano, que segundo ele, devem ser seguidas pelos políticos. Pediu o apoio e colaboração de todos para votar a interrupção de doações de empresas privadas para campanhas eleitorais. Aconselhou aos políticos a exercerem a atividade como trabalho sério e por vocação e não como profissão momentânea. “Os bons políticos precisam se impor aos maus e mudar assim a imagem de que político não presta. As oposições precisam ser coerentes para que sobressaia a vontade do povo. Só a força do diálogo pode mudar a sociedade”.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Projetos de lei que homenageiam Eduardo Campos estão em fase de emendas

O prazo para recebimento de emendas aos três projetos de lei que homenageiam, através de obras públicas, o ex-governador Eduardo Campos, falecido no ano passado, vai até 31 de agosto. Os projetos de lei, todos de autoria do poder Executivo, denominam os equipamentos públicos que estão em fase de construção com o nome Governador Eduardo Campos. É o Centro Comunitário da Paz (Compaz) da Avenida Aníbal Benévolo, no Alto Santa Terezinha; a Upinha localizada na Rua Jacob, na Mangabeira; e a Creche Escola localizada na Rua Vale do Cariri, UR-5, Ibura.

Os projetos de lei estão tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, para análise e emissão dos pareceres. São essas duas que poderão receber as emendas até o final do mês. O projeto de lei do Compaz é o de número 18/2015 e o prefeito Geraldo Júlio, na justificativa, fala do grande gestor público que foi o ex-governador e do seu profundo conhecimento da máquina pública, onde desenvolveu um modelo de gestão, que rendeu resultados significativos para Pernambuco.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Câmara do Recife e Senado realizam Oficina Interlegis

A primeira oficina do Encontro Interlegis aconteceu na tarde de ontem, segunda-feira, 24, e foi dedicada ao Portal Modelo, sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. A ferramenta é desenvolvida pelos técnicos do Programa Interlegis e possibilita a inclusão digital das Câmaras Municipais, também atende a legislação de transparência e de acesso à informação. “O portal é pronto para utilização. Ensinamos como gerenciar o conteúdo de uma maneira muito simples e intuitiva, para que a Câmara, seja ela do porte que for, possa utilizar a ferramenta sem precisar de conhecimento avançado de informática. Também fazemos com que os participantes já saiam daqui com o portal implementado”, afirmou Higino Brito Vieira, especialista em informática do Senado Federal.
Outras Câmaras Municipais já possuem um site, mas ainda não utilizam o programa Interlegis. Em Condado, o assessor da presidência da Câmara, Kairo Aderlan, destacou que “a atualização do site é feita por pessoas de fora do legislativo, agora, com a oficina, os funcionários da Casa poderão executar a atividade”. Já Júnior Lyra, diretor das comissões permanentes da Câmara de Olinda, ressaltou a facilidade de acesso ao portal apresentado. “É fácil de manusear, as instruções são bem intuitivas, eu vejo que não há dificuldade para a pessoa que tenha pouco conhecimento de internet”.

A oficina sobre o Portal Modelo segue até a quarta-feira, 26. Na quinta e sexta-feira, 27 e 28, acontece a oficina sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O sistema informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das reuniões plenárias.



segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Senado abre seminário de capacitação para Câmara de Vereadores

Com a presença de representantes de câmaras municipais de vários municípios pernambucanos e de assembleias legislativas de alguns estados, o “Encontro Interlegis”, promovido pelo Programa Interlegis, do Senado Federal, foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 24, no plenário da Câmara Municipal do Recife. O encontro, conforme explicou a mestre de cerimônia, jornalista Éden Pereira, “tem como objetivo dar condições para que as câmaras que aqui estão ampliem seus entendimentos sobre temas de relevância para o Legislativo”. Durante toda a semana, o evento prosseguirá com oficinas de treinamento para que as casas legislativas possam criar sites personalizados, permitindo que as câmaras cumpram as leis de transparência e de acesso à informação e, ao mesmo tempo, que o cidadão possa acessar, de forma rápida e eficiente, a tramitação de projetos, a autoria e o teor deles, as votações, os perfis dos vereadores etc.
Senado abre seminário de capacitação para Câmara de VereadoresO presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB) fez o discurso de abertura, ressaltando a importância da atuação do senador Douglas Cintra (PTB/PE), que trouxe o encontro para a Casa de José Mariano. “É um grande privilégio que esta câmara esteja sediando as ações que visam reduzir a exclusão digital e aumentar a transparência e eficiência das casas legislativas”, disse. Ele lembrou que as oficinas permitirão que os assessores das diversas câmaras municipais do Estado, que passam a fazer o treinamento, retornem com informações para criar ferramentas que permitam mais transparência. “Através do site de cada câmara, a população vai poder acompanhar, passo a passo, o que ocorre no Legislativo. Com esse sistema, será aperfeiçoada a relação do Poder com a população”, acrescentou.
Vicente André Gomes lembrou que o site da Câmara Municipal do Recife (www.recife.pe.leg.br) foi um dos primeiros do país a funcionar com a tecnologia Interlegis. “Estamos trabalhando com essa integração desde 2004. Em 2011, fomos considerados a segunda Câmara do país em participação”, observou. O site oferece o  Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) que possibilita que qualquer pessoa acompanhe  todo o processo,  desde a biografia do vereador, até a tramitação das matérias.   A  Casa de José Mariano também foi pioneira na adoção do domínio  .leg.br, que identifica o Legislativo na internet. O Portal da Transparência  foi  regulamentado através do Decreto Legislativo número 637/2013 e passou a funcionar no site,  já em 2014. “As casas legislativas precisam ter orgulho da sua participação e prestar contas à sociedade”, finalizou.
Em seguida, o diretor do Instituto Legislativo Brasileiro, Hélder Rebouças, falou sobre o Encontro Interlegis. Ele ressaltou que o jornal Folha de São Paulo publicou que metade das câmaras municipais não dispõem de um site. “Isso não é apenas um problema tecnológico, mas também político”, avaliou. Ressaltou que a casa legislativa que não consegue se comunicar não dá visibilidade ao trabalho dos vereadores. “E a falta de transparência não é o melhor caminho”. Ele também lembrou que o encontro partiu de uma iniciativa é do senador Douglas Cintra (PTB-PE) junto à Primeira Secretaria da Mesa do Senado.
Segundo Hélder Rebouças, o encontro do Recife faz parte da segunda etapa do Programa de Modernização que ensina a criar portal na internet e a automatizar as atividades legislativas. A primeira ocorreu há dois meses, em Caruaru. “Agora, estamos avançando num segundo passo, que busca a conscientização das câmaras na formulação de políticas para o futuro. O programa Interlegis, portanto, vai além do trabalho de levar a tecnologia da informação para as casas legislativas. Ele ajuda a tratar de políticas públicas”, observou.
Após a solenidade de abertura, o consultor legislativo do Senado, Arlindo Fernandes de Oliveira, fez palestra sobre “Reforma política – o voto distrital e o financiamento de campanha”. Arlindo é consultor nas áreas de Direito Constitucional, Eleitoral, Partidário, Administrativo e do Processo Legislativo. Ele lembrou que “a democracia e o processo democrático se destinam a recuperar a fé na política e no modelo de organização da sociedade”. Ele também esclareceu pontos da reforma política e eleitoral e reafirmou informações sobre as medidas políticas e eleitorais já aprovadas pela Câmara e que agora estão em processo de votação no Senado, como o fim da reeleição, as doações de campanha, prazos de campanha e campanha no rádio e na TV.
Em seguida, a professora universitária Raquel Alves fez palestra sobre “A importância do Ensino a Distância (EAD) para a modernização das Casas Legislativas”. Ela faz parte da Coordenação de EAD do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). “O Ensino à distância vem assumindo uma posição de destaque no cenário da educação da sociedade contemporânea. Assim, os recursos humanos e os tecnológicos capazes de facilitar a aprendizagem precisam andar juntos”, disse. Ela apresentou um breve histórico da educação à distância no Brasil e falou das mudanças de paradigmas na nova forma de ensinar e pensar sem a presença física do professor na sala de aula.
Outro  assunto que foi tema palestra, “A transparência no legislativo, a solução WEB Interlegis”, foi explanado por Francisco Biondo, da Coordenação de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa do Interlegis. Ele fez uma apresentação sobre um pacote de ações tecnológicas, a Solução Web, por meio do qual as Câmaras podem ter, gratuitamente, seu portal na internet. “Ao longo dos anos, desenvolvemos uma série de produtos em software livre. Houve uma série de ações para melhorar a informação e a comunicação. Montamos um pacote e oferecemos gratuitamente as estruturas e técnicos da Casa para montar os portais”, afirmou.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Encontro Interlegis debate transparência e modernização do legislativo

Encontro Interlegis debate transparência e modernização do legislativoA Câmara Municipal do Recife sedia na próxima semana, de 24 a 28, o Encontro Interlegis promovido pelo Programa Interlegis, do Senado Federal. A abertura, às 9h da manhã da segunda-feira, contará com palestras sobre questões políticas da atualidade e temas relacionados à modernização das casas legislativas. À tarde terão início as oficinas de treinamento destinadas a servidores de câmaras municipais. Segundo o senador Douglas Cintra (PTB/PE), autor da iniciativa, as ações visam reduzir a exclusão digital e aumentar a transparência e eficiência das Casas. No mês de junho, o evento, no mesmo formato, foi realizado em Caruaru.
A programação de abertura, contará com o tema  “Reforma política, o voto distrital e o financiamento de campanha”, que será abordado pelo consultor do Senado,  Arlindo Fernandes de Oliveira.  Já  “A importância do EAD para a modernização das Casas Legislativas”, será apresentada por Rachel Alves, da Coordenação de Ensino a Distância do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).  Outro  assunto de bastante interesse será explanado por Francisco Biondo, da Coordenação de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa do Interlegis. Ele fará uma apresentação sobre um pacote de ações tecnológicas, a Solução Web, por meio do qual as Câmaras podem ter, gratuitamente, seu portal na internet.
Oficinas Interlegis - Na sequência do Encontro, durante toda a semana, nos turnos da manhã e tarde,  serão promovidas duas oficinas de treinamento para a adoção de produtos tecnológicos que são oferecidos, sem qualquer custo,  às Casas Legislativas.  A primeira delas, a partir das 14h da segunda (24) até a quarta-feira (26), é dedicada ao Portal Modelo, o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa Interlegis, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet. Tanto o portal quando a sua hospedagem (que pode ser feita no datacenterdo Interlegis) são  gratuitos.
Na  segunda oficina, quinta e sexta-feira (27 e 28), o treinamento será para que os servidores aprendam a implantar e utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).  Este Sistema informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das reuniões plenárias.

Câmara Municipal do Recife homenageia a Acessibilidade Cultural

A acessibilidade cultural foi reverenciada na manhã desta sexta-feira, 21, em uma reunião solene repleta de arte na Câmara do Recife. Instituições e pessoas que trabalham para promover a inclusão em diversas áreas lotaram as galerias e o plenário da Casa. No pátio interno, uma feirinha de artesanato deu um colorido especial ao jardim, com produtos feitos por artistas locais. O evento foi uma iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSDB).
A solenidade homenageou, com a entrega de placas comemorativas, 17 instituições dedicadas ao incentivo e inclusão de pessoas com necessidades especiais. Em nome de todos os homenageados, Telma Andrade, da Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco, falou da importância de cada um e contou um pouco das dificuldades da associação e dos associados ressaltando que a luta deve continuar. “A força está na sociedade civil. Se você quer lutar por um cadeirante ou um cego, você tem que estar aqui. Devemos estar todos juntos nessa luta. Estou muito feliz pelo dia de hoje, pois sei que vamos conseguir. Outro dia fui para Brasília e lá ouvi ‘Parabéns, Pernambuco! O único estado que tem música em Braile e Libras’. Hoje, nós estamos de parabéns e não tem outra forma de dizer além de: Obrigada, meu Deus!”.
A professora de música Braile na Fundação Altino Ventura, Ketiane Barros, cega desde bebê, cantou e tocou violão. O Muniz do Arrasta-pé, também cego, trouxe o forró. Os Batuqueiros do Silêncio, grupo formado por surdos, deu um toque especial com apresentação de uma música feita por ele. Depois, foi a vez do Grupo Mudança apresentar um Rap. Já o Grupo Força Especial fez os participantes da solenidade dançarem ao som do Reggae.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Novos servidores conhecem funcionamento da Câmara

Um dia após a posse coletiva, 44 candidatos aprovados no concurso público realizado pela Câmara se reuniram na manhã desta terça, 18, com a direção dos departamentos para conhecer o funcionamento da Casa. Participaram do encontro o Secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva; Diretor Administrativo, Coronel Roberto Melo; Diretor de Informática, Ricardo Ferraz; Diretora de Comunicação, Eden Pereira; Diretor do Legislativo, Paulo Rogério Nascimento; Diretora de Relações Públicas, Ana Torti; Procurador Legislativo, Izael Nóbrega; Assessor da Primeira Secretaria, Paulo Farias; Diretor de Contabilidade, Luciano Santos; e o Gestor do Patrimônio, Paulo Lins.
Novos servidores conhecem funcionamento da Câmara
A estrutura da Câmara, sediada no prédio principal da Rua Princesa Isabel e nos anexos das ruas da União e da Monte Castelo, todos no bairro da Vista, foi apresentada por Jaime Paiva. “Os departamentos trabalham integrados para atender a todas as demandas da Casa”, disse ele. Jaime também anunciou que amanhã os novos servidores serão informados sobre os locais de trabalho e que na próxima segunda-feira, 24, começam a exercer efetivamente suas funções.
Izael Nóbrega explicou que a missão da Procuradoria Legislativa é dar orientação jurídica a todos os setores e também elaborar pareceres, realizar acompanhamento judicial, atender as demandas do Ministério Público junto à Presidência, entre outras tarefas. “Espero de vocês o zelo com a Coisa Pública”, ressaltou o procurador. O diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério, descreveu o funcionamento dos equipamentos do Plenário, que possui sistema biométrico para conferência de presença e votação dos parlamentares. “A Câmara foi uma das primeiras do país a apresentar todos os processos da Casa pela internet, o que possibilitou mais transparência e facilidade para o trabalho de todos os departamentos”, informou ele.
A equipe de comunicação é responsável pela produção de reportagens para o Diário Oficial do município, o Portal da Casa e redes sociais e ainda para o programa TV Câmara. “Aqui são tomadas decisões importantes para a cidade. Procuramos traduzir tudo o que acontece, da melhor forma possível, com clareza, dando transparência a todos os fatos e quem ganha com isso é a população”, avaliou a diretora do departamento, jornalista Eden Pereira. “ O portal é usado de forma colaborativa pelos setores e nós gerenciamos todo esse conteúdo”, afirmou o diretor de informática, Ricardo Ferraz.
O setor de Relações Públicas organiza todas as cerimônias, como entregas de Títulos de Cidadão, das Medalhas José Mariano e Prêmio Fernando Figueira, além das audiências públicas. “Também acompanhamos a presidência da casa durante a recepção de visitas de autoridades, como também a vinda de grupos de estudantes”, destacou Ana Torti. As necessidades relativas a material, consertos gerais, mobiliário e segurança são direcionadas a diretoria administrativa. “Espero que todos vocês incorporem o espírito público que todos nós temos aqui na Câmara”, concluiu Diretor Administrativo, Coronel Roberto Melo.
A apresentação foi aprovada pelos novos servidores. A enfermeira Araci Karina Albuquerque disse que “é muito difícil ter uma recepção dessas e mostra que vocês estão felizes em nos receber”. A arquiteta Ângela Dias ressaltou que “ter uma visão geral logo no primeiro momento em vez de ir descobrindo aos poucos, foi bom, isso dá mais ânimo pra gente”.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Câmara realiza posse coletiva de concursados

Câmara do recife realiza posse coletiva de concursadosMenos de onze meses após a realização do concurso público para preenchimento de 78 vagas, a Câmara Municipal do Recife nomeou, em caráter efetivo, na manhã desta segunda-feira, 17, 44 candidatos aprovados. Foi uma posse coletiva, realizada no plenarinho da Casa de José Mariano. Após a assinatura do “livro termo de posse”, houve uma solenidade de boas vindas com as presenças do presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB); do primeiro-secretário, vereador Augusto Carreras (PV); do procurador Izael Nóbrega; do diretor de Administração da Câmara Municipal do Recife, coronel Roberto Melo; do secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva, além do convidado especial para o evento, o secretário de Administração e Gestão da Prefeitura do Recife, Marconi Muzzio.
Os novos funcionários, que já tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial do Município, deverão ocupar os cargos de analista de sistema, arquivista, arquiteto, assessor jurídico, assistente administrativo legislativo, consultor legislativo, entre outros. Os demais, que também foram aprovados, mas ainda não estão relacionados nessa primeira turma efetivada, deverão ser chamados até o final deste ano, segundo garantiu o diretor de Divisão de Pessoal da Câmara Municipal do Recife, Jeú Delmondes. O concurso público foi realizado em 28 de setembro de 2014 e teve mais de 24 mil inscritos. “A realização desse concurso público é um fato histórico. Realizamos um sonho de todos os vereadores e funcionários”, disse o presidente Vicente André Gomes. Ele aproveitou para convidar os empossados a assistir à reunião ordinária, que ocorre de segunda a quarta-feira, à tarde.
“Só quem está nessa luta de conquistar um emprego através de um concurso sabe o quanto é difícil ser aprovado. Por isso, este momento da posse é muito importante. Foram três anos tentando, estudando muito. Até que consegui ser aprovada na Câmara Municipal do Recife”, comemorou a profissional de Relações Públicas Natália Belém, após assinar o livro de termo de posse. Ela se disse que está animada para começar a trabalhar. O diretor de Administração, coronel Roberto Melo, informou que nesta terça-feira, às 9h, haverá nova reunião com os empossados para conhecer os diretores da Câmara Municipal e o funcionamento do Legislativo.
O primeiro secretário, Augusto Carreras, que deu as boas vindas aos novos servidores, disse que “a Câmara está precisando do trabalho de vocês” e lembrou que, a partir do momento que eles começarem a trabalhar, “certamente enfrentarão dificuldades de orçamento e até de estrutura, mas venham com vontade de fazer. Vocês são muito bem vindos”. Já o secretário da Prefeitura do Recife, que fez uma pequena conferência, contou sua história pessoal de ingresso no serviço público e disse que a partir do momento que o funcionário público foi denominado “servidor público”, passou a ter uma função social. Ele disse que a contratação do servidor através de concurso público é a única forma democrática de ingresso no serviço público e estimulou os novos contratados a não se acomodarem nas suas funções.
O procurador Izael Nóbrega parabenizou os novos servidores. “Vocês estão entrando na Câmara através de um concurso isento. Não houve interferências”, lembrou. Ele fez questão de ressaltar a importância dos princípios para o bom funcionamento do serviço público, que os concursados conheceram enquanto estudavam, como isonomia, igualdade, moralidade, eficiência e proporcionalidade. “Vocês têm compromisso com o zelo pela coisa pública, baseado nesses princípios”, advertiu. Izael afirmou, ainda, que o concurso realizado pela Câmara Municipal do Recife teve um diferencial por oferecer vagas para consultores legislativos. ‘É um avanço, pois vocês são especialistas que poderão ajudar os vereadores nos debates dos assuntos que estão na ordem do dia, além de darem mais qualidade às leis que serão votadas nesta casa”.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Uma homenagem com pesar e saudades


Um homem que deixou um legado importante para nosso Estado e nosso País. Deixou saudade e história!



quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Assembleia Legislativa de Pernambuco faz sessão solene em homenagem a Eduardo Campos

Na semana em que o acidente de avião que vitimou Eduardo Campos e mais seis pessoas completa um ano, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fez sessão solene em homenagem ao ex-governador do estado. A viúva, Renata Campos, quatro dos cinco filhos do casal, Ana Arraes e Antônio Campos, mãe e irmão do político, respectivamente, participaram da cerimônia nesta terça (11).

Um dos filhos de Eduardo, Pedro Campos, destacou as atitudes do pai no discurso, ressaltando a posição do político em momentos de crise política. “Ele conseguiu fazer em sua ausência o que fez em sua presença. Unir pessoas e formar pontes. É exatamente isso que faria nesse momento. Mobilizaria sua energia e sua capacidade de dialogar para tentar reunificar o Brasil".

A solene em homenagem a Eduardo Campos na Câmara Municipal do Recife, será na próxima segunda-feira, dia 17, às 18:30.




domingo, 9 de agosto de 2015

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Câmara Municipal do Recife celebra carreiras de Claudionor Germano e Nonô Germano

Claudionor Germano e Nonô Germano. Pai e filho dotados de um talento nobre: o de cantar e encantar o público com os sons do carnaval de Pernambuco. E para homenagear esses grandes nomes da cultura, a Câmara promoveu na manhã desta sexta-feira, 7, uma Reunião Solene para comemorar os 70 anos de carreira de Claudionor e 30 anos de carreira de Nonô. A iniciativa partiu do vereador Wanderson Florêncio (PSDB).
Fizeram parte da Mesa, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB); a Secretária de Cultura do Recife, Leda Alves e a deputada federal Luciana Santos (PCdoB).  O vereador e Presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), presidiu o evento.
Câmara celebra carreiras de Claudionor Germano e Nonô Germano

Wanderson Florêncio disse que se sentia orgulhoso em poder realizar a solenidade. “Aprovada por unanimidade por esta Casa, a casa do povo do Recife, este mesmo povo que consagrou suas carreiras, e que, com carinho e gratidão, guardam em suas tradições as vozes marcantes de Claudionor e Nonô Germano”.
Claudionor Germano da Hora é natural do Recife, nasceu em 10 de agosto de 1932, filho de dona Severina Maria Germano e seu José Germano da Hora. “Em 1947, quando começou a cantar no conjunto Azes do Ritmo, na Rádio Clube de Pernambuco que a carreira decolou, gravando, em 1953, o primeiro frevo "Boneca". Foi a primeira obra registrada pela antiga gravadora Rozemblitz. Nosso estimado homenageado gravou 132 músicas do compositor Capiba, não há como falar de Capiba sem falar do seu maior intérprete, Claudionor Germano”, frisou o parlamentar.
O parlamentar fez questão de citar que o ritmo do frevo também sempre esteve presente na vida de Claudionor Germano da Hora Filho, o Nonô Germano. “Filho de um dos maiores intérpretes do frevo pernambucano, Nonô Germano aprendeu desde muito cedo a admirar a poesia das canções dos antigos carnavais. E teve em casa a inspiração para começar a trilhar a própria carreira ainda na infância”.
O autor da iniciativa detalhou os trabalhos de Nonô Germano. “No auge dos 30 anos de carreira, ele possui um repertório em cima dos frevos que marcaram épocas. Porém, fazendo com que o público jovem volte a consumir esse ritmo que é 100% pernambucano. O intérprete chegou a ser reconhecido internacionalmente e cantou no Canadá, Estados Unidos, Cuba e México”.
Finalizando o discurso, Wanderson Florêncio fez uma sugestão para o Carnaval 2016. “Gostaria de aproveitar a presença de tantas autoridades importantes da nossa cidade, para sugerir, como reconhecimento pela linda trajetória de 70 anos de carreira de Claudionor Germano e pelos 30 anos de frevo de Nonô Germano, para que sejam, pai e filho, os homenageados escolhidos pela gestão municipal para o carnaval de 2016”.
Nonô Germano, muito emocionado, disse que o frevo sempre esteve presente em sua vida. “Seguirei seu exemplo, meu pai. E prosseguirei na luta de fortalecer o frevo. Ritmo que embala a minha vida inteira e que, infelizmente, encontra-se no ostracismo. Temos que reverter essa situação, pois não podemos cruzar os braços. Vamos trabalhar intensamente no projeto Frevo Todo Ano, o Ano Todo, sempre buscando diálogos nas redes sociais”.
Claudionor Germano destacou o carinho dos fãs que recebe em todos os lugares por onde passa. “Quero aqui falar do meu agradecimento e do reconhecimento de todos. Veio agora uma lembrança de pessoas que deram oportunidades na vida e que, graças a Deus, soube aproveitá-las. É muito bom o bem querer manifestado do povo da minha cidade. Uma senhora chegou junto de mim e disse que foi através da minha voz que ela pôde conquistar o grande amor da vida dela”. Claudionor Germano também agradeceu a iniciativa de Wanderson Florêncio “Muito obrigado ao vereador Wanderson Florêncio por essa homenagem a mim e a Nonô. E agora eu só quero é encontrar todos vocês nos carnavais da vida!”.
No final da Solene houve a transmissão do bastão do Rei do Frevo de Claudionor Germano para o filho Nonô Germano. Logo após, o frevo tomou conta do Plenário e os dois animaram todos os convidados. “Foi uma grande manhã para todos nós! Numa Casa onde se discute política e tantas outras questões da cidade, encerrar com um ritmo que aqui nasceu é um momento histórico”, disse o presidente Vicente André Gomes.

Barbeirinho recebe Título de Cidadão do Recife

Carinhosamente chamado de “barbeirinho” em alusão a seu ofício, Sandoval Estevão Bezerra, nascido em Timbaúba, em 1940, está no serviço público municipal desde 1974. Começou como fiscal de Abastecimento da então secretaria de Abastecimento do Município. Mesmo assim nunca deixou de cortar cabelo. Há 37 anos trabalha na Câmara do Recife como barbeiro. O autor da homenagem é o vereador Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife.
Barbeirinho recebe Título de Cidadão do Recife
Essas duas atividades o credenciaram a uma posição de liderança comunitária no bairro de Santo Amaro. Ele trabalhou, à época, para convencer a população a acatar a desapropriação de um terreno, aonde viria a ser construído o Hospital Oswaldo Cruz e parte do campus da UPE. Em troca, os moradores receberam do Serviço Social Contra o Mocambo 205 residências em Ouro Preto, Olinda.
Barbeirinho, que sempre tem uma história para contar, veio trabalhar na Câmara através do vereador Rubens Gamboa. Desde então, ele passou a ser admirado e querido por parlamentares e servidores pela dignidade e honradez com que desempenha seu trabalho. Além do trabalho de barbeiro que exerce na Câmara, barbeirinho faz parte da Sociedade Beneficente Lutadores do Bem, entidade filantrópica que desenvolve atividades na comunidade de Santo Amaro.
Vicente não poupou elogios ao trabalho e à figura do servidor público e amigos de todos. Líder querido em Santo Amaro consolidou a relação com a cidade. Funcionário público exemplar e nas horas vagas, barbeiro. “Leve para casa a gratidão de todos. Você é especial”.
Sandoval, o barbeirinho, agradeceu os elogios tecidos pelo presidente da Casa. Ele disse tudo aquilo que eu gostaria de ter dito. “Sempre falo para as pessoas que procurem a Câmara do Recife para conhecer como se procede o trabalho pela cidade. Fazer amigos é fácil, difícil é mantê-los”.
Barbeirinho agradeceu aos que vieram e aos que não puderem vir. Disse que sempre aprendeu muito na Câmara. Conquistou amizades em Santo Amaro e aqui na Casa. “Já posso partir. Tenho 75 anos e trabalho até hoje. O trabalho é tudo na vida das pessoas”.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Dia 5 de Agosto - Dia Nacional da Saúde

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela. O Dia da Saúde também serve para recordar a vida e trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX. 


"A gente quer é ter muita saúde. A gente quer viver a liberdade. A gente quer viver felicidade..." (Gonzaguinha)


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Vicente André Gomes é destaque do Jornal do Commercio neste domingo (2)


Recesso na Câmara do Recife termina nesta segunda-feira

Os vereadores do Recife retomam os trabalhos legislativos nesta segunda-feira, 3 de agosto, depois do recesso parlamentar do mês de julho. Nesse período, que durou 25 dias, ficaram suspensas as reuniões plenárias, audiências públicas e as deliberações das comissões temáticas. Todos os setores burocráticos, de assessoria e de atendimento ao público funcionaram normalmente. A primeira reunião plenária do semestre está prevista para começar ás 15h. “Com o fim do recesso e o reinício dos debates no plenário, a Câmara volta a ser o espaço onde repercute os anseios do povo. Nossa meta é e sempre será estabelecer uma relação direta entre a sociedade e o poderes constituídos”, ressaltou o presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB).
Recesso na Câmara do Recife termina segunda-feira
O diretor do Departamento Legislativo da Câmara, Paulo Rogério,  destaca que um dos serviços que funcionou,  sem interrupção, durante o recesso, foi o recebimento de proposição dos vereadores (projetos de lei, de resolução etc). A suspensão dos trabalhos legislativos ocorreu em cumprimento ao artigo 12 da Lei Orgânica do Recife. O recesso é previsto em todas as câmaras municipais do País, nas assembleias legislativas e no Congresso Nacional. Na Câmara do Recife, os períodos legislativos ocorrem de 1º de fevereiro a 5 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.
“Como o dia primeiro de agosto será neste sábado, portanto  fim de semana, a volta oficial é o primeiro dia útil subsequente, conforme determina a legislação”, observou Paulo Rogério. Ele ressalta que este promete ser um semestre com discussões de grandes projetos de lei de interesse do recifense. A Prefeitura do Recife terá que enviar, até setembro, o projeto da Lei Orçamentária Anual, LOA. “A proposta orçamentária para o próximo exercício enfoca as prioridades e metas de governo consubstanciadas em concordância com as proposições do Plano Plurianual 2014-2017 e com o estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016”, disse.
Primeiro semestre - O primeiro semestre da Câmara Municipal do Recife foi muito produtivo. Segundo o Departamento Legislativo,  foram apresentados  119 Projetos de Leis Ordinárias (de autoria dos vereadores), dos quais 30 foram aprovados em primeira e segundas votações no plenário. O restante segue em tramitação nas  Comissões Temáticas. No período foram apresentados também  24 Projetos  de Decretos Legislativos e 17 de Resolução (matérias que dizem respeito ao funcionamento da Casa), sendo aprovados 15 e 13, respectivamente. Quanto aos requerimentos, foram elaborados e aprovados 3.819. Já os pedidos de informação, 19.
De fevereiro a junho, a Prefeitura do Recife encaminhou à Câmara 14 Projetos de Lei  (PLE), sendo aprovados 16. A explicação para essa diferença se deve ao fato de que foram aprovados 13 Projetos  deste ano e  outros três de 2014. Dentre os quais  destacam-se o que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2016; o Plano Municipal de Educação;  o PLE que disciplina os serviços de carga e descarga nas vias públicas e  o que institui o plano de cargos, carreiras e vencimentos dos músicos da Orquestra Sinfônica do Recife e da Banda Sinfônica do Recife.
No levantamento realizado pela Assessoria de Relações Públicas, a Câmara Municipal  entregou, durante o período, 12 Títulos de Cidadão do Recife, além de outras cinco Medalhas do Mérito José Mariano, que é a maior comenda do legislativo municipal. Também foram prestadas 13 homenagens a personalidades e entidades que se destacaram nas suas áreas de atuação. Para debater os mais diversos temas e aperfeiçoar Projetos de Lei em tramitação,  os vereadores realizaram 33 audiências e reuniões públicas, além de  uma reunião especial. Disponibilizaram o Grande Expediente de quatro reuniões ordinárias para debater temas de relevância  na cidade. As Comissões Temáticas da Casa promoveram 41 reuniões para analisar e emitir pareceres aos Projetos de Lei.