segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Arcebispo da solidariedade recebe homenagem na Câmara

Quem poderia imaginar que um garoto nascido no Distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho viria a ser o Arcebispo de Olinda e Recife, mas chegou. Desde cedo se entregou aos ensinamentos de Cristo ordenando-se beneditino. Pois bem. Ele é o oitavo Arcebispo Metropolitano e o trigésimo segundo Bispo a ocupar o cargo. Ontem ele recebeu na Câmara do Recife a Medalha do Mérito José Mariano proposta pelo vereador Aerto Luna (PRP). Dom Fernando Saburido agradeceu a maior comenda da Casa com vigoroso discurso político exortando a população a cobrar e fiscalizar obras inacabadas, corrupção e desmandos. Citou e Encíclica Papal Laudato Si criticando o desperdício ambiental, o capitalismo desenfreado. Aos políticos disse que o povo está cada dia mais atento e não perdoa mais desvios de conduta.
Arcebispo da solidariedade recebe homenagem na Câmara
Aerto Luna fez breve histórico da trajetória do homenageado. Disse que Dom Fernando Saburido ingressou no Mosteiro de São Bento, recebeu formação monástica. Cursou Filosofia e Teologia no próprio Mosteiro. Ordenou-se sacerdote. Já foi administrador de paróquias, vigário-geral e conselheiro. Mas logo veio o reconhecimento maior. O Papa João Paulo II o nomeou como bispo titular de Tarita Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Estava aberto o caminho para uma caminhada de trabalho pelo próximo. Foi presidente Regional Nordeste da II Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e membro permanente da CNBB. Mas coube ao Papa Bento XVI nomeá-lo Bispo vacante de Sobral, Ceará. Ali fez vários trabalhos pastorais importantes e a implantação das Santas Missões Populares. Construiu o Seminário Imaculada Conceição, em Fortaleza, Ceará. Mas foi em 2009 que ele foi escolhido e nomeado Arcebispo de Olinda e Recife. Também foi eleito mais uma vez membro do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília. Hoje é o pastor de 4 milhões de ovelhas da duas cidades irmãs e Região Metropolitana.
Dom Fernando lembrou que em 2010 recebeu desta Casa o Título de Cidadão do Recife, proposto pelo então vereador Josenildo Sinesio. E agora mais esta homenagem. Humilde, agradeceu a Medalha que não é só dele, mas de irmãos e irmãs que fazem o imenso trabalho pastoral. “ Sou apenas um pastor que veio para servir tendo como modelo o pastor dos pastores Jesus Cristo”.
O Arcebispo exortou as qualidades libertárias de José Mariano, que segundo ele, devem ser seguidas pelos políticos. Pediu o apoio e colaboração de todos para votar a interrupção de doações de empresas privadas para campanhas eleitorais. Aconselhou aos políticos a exercerem a atividade como trabalho sério e por vocação e não como profissão momentânea. “Os bons políticos precisam se impor aos maus e mudar assim a imagem de que político não presta. As oposições precisam ser coerentes para que sobressaia a vontade do povo. Só a força do diálogo pode mudar a sociedade”.

Nenhum comentário: