sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Encontro Interlegis debate transparência e modernização do legislativo

Encontro Interlegis debate transparência e modernização do legislativoA Câmara Municipal do Recife sedia na próxima semana, de 24 a 28, o Encontro Interlegis promovido pelo Programa Interlegis, do Senado Federal. A abertura, às 9h da manhã da segunda-feira, contará com palestras sobre questões políticas da atualidade e temas relacionados à modernização das casas legislativas. À tarde terão início as oficinas de treinamento destinadas a servidores de câmaras municipais. Segundo o senador Douglas Cintra (PTB/PE), autor da iniciativa, as ações visam reduzir a exclusão digital e aumentar a transparência e eficiência das Casas. No mês de junho, o evento, no mesmo formato, foi realizado em Caruaru.
A programação de abertura, contará com o tema  “Reforma política, o voto distrital e o financiamento de campanha”, que será abordado pelo consultor do Senado,  Arlindo Fernandes de Oliveira.  Já  “A importância do EAD para a modernização das Casas Legislativas”, será apresentada por Rachel Alves, da Coordenação de Ensino a Distância do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).  Outro  assunto de bastante interesse será explanado por Francisco Biondo, da Coordenação de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa do Interlegis. Ele fará uma apresentação sobre um pacote de ações tecnológicas, a Solução Web, por meio do qual as Câmaras podem ter, gratuitamente, seu portal na internet.
Oficinas Interlegis - Na sequência do Encontro, durante toda a semana, nos turnos da manhã e tarde,  serão promovidas duas oficinas de treinamento para a adoção de produtos tecnológicos que são oferecidos, sem qualquer custo,  às Casas Legislativas.  A primeira delas, a partir das 14h da segunda (24) até a quarta-feira (26), é dedicada ao Portal Modelo, o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa Interlegis, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet. Tanto o portal quando a sua hospedagem (que pode ser feita no datacenterdo Interlegis) são  gratuitos.
Na  segunda oficina, quinta e sexta-feira (27 e 28), o treinamento será para que os servidores aprendam a implantar e utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).  Este Sistema informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das reuniões plenárias.

Nenhum comentário: