sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Câmara Municipal do Recife celebra carreiras de Claudionor Germano e Nonô Germano

Claudionor Germano e Nonô Germano. Pai e filho dotados de um talento nobre: o de cantar e encantar o público com os sons do carnaval de Pernambuco. E para homenagear esses grandes nomes da cultura, a Câmara promoveu na manhã desta sexta-feira, 7, uma Reunião Solene para comemorar os 70 anos de carreira de Claudionor e 30 anos de carreira de Nonô. A iniciativa partiu do vereador Wanderson Florêncio (PSDB).
Fizeram parte da Mesa, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB); a Secretária de Cultura do Recife, Leda Alves e a deputada federal Luciana Santos (PCdoB).  O vereador e Presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), presidiu o evento.
Câmara celebra carreiras de Claudionor Germano e Nonô Germano

Wanderson Florêncio disse que se sentia orgulhoso em poder realizar a solenidade. “Aprovada por unanimidade por esta Casa, a casa do povo do Recife, este mesmo povo que consagrou suas carreiras, e que, com carinho e gratidão, guardam em suas tradições as vozes marcantes de Claudionor e Nonô Germano”.
Claudionor Germano da Hora é natural do Recife, nasceu em 10 de agosto de 1932, filho de dona Severina Maria Germano e seu José Germano da Hora. “Em 1947, quando começou a cantar no conjunto Azes do Ritmo, na Rádio Clube de Pernambuco que a carreira decolou, gravando, em 1953, o primeiro frevo "Boneca". Foi a primeira obra registrada pela antiga gravadora Rozemblitz. Nosso estimado homenageado gravou 132 músicas do compositor Capiba, não há como falar de Capiba sem falar do seu maior intérprete, Claudionor Germano”, frisou o parlamentar.
O parlamentar fez questão de citar que o ritmo do frevo também sempre esteve presente na vida de Claudionor Germano da Hora Filho, o Nonô Germano. “Filho de um dos maiores intérpretes do frevo pernambucano, Nonô Germano aprendeu desde muito cedo a admirar a poesia das canções dos antigos carnavais. E teve em casa a inspiração para começar a trilhar a própria carreira ainda na infância”.
O autor da iniciativa detalhou os trabalhos de Nonô Germano. “No auge dos 30 anos de carreira, ele possui um repertório em cima dos frevos que marcaram épocas. Porém, fazendo com que o público jovem volte a consumir esse ritmo que é 100% pernambucano. O intérprete chegou a ser reconhecido internacionalmente e cantou no Canadá, Estados Unidos, Cuba e México”.
Finalizando o discurso, Wanderson Florêncio fez uma sugestão para o Carnaval 2016. “Gostaria de aproveitar a presença de tantas autoridades importantes da nossa cidade, para sugerir, como reconhecimento pela linda trajetória de 70 anos de carreira de Claudionor Germano e pelos 30 anos de frevo de Nonô Germano, para que sejam, pai e filho, os homenageados escolhidos pela gestão municipal para o carnaval de 2016”.
Nonô Germano, muito emocionado, disse que o frevo sempre esteve presente em sua vida. “Seguirei seu exemplo, meu pai. E prosseguirei na luta de fortalecer o frevo. Ritmo que embala a minha vida inteira e que, infelizmente, encontra-se no ostracismo. Temos que reverter essa situação, pois não podemos cruzar os braços. Vamos trabalhar intensamente no projeto Frevo Todo Ano, o Ano Todo, sempre buscando diálogos nas redes sociais”.
Claudionor Germano destacou o carinho dos fãs que recebe em todos os lugares por onde passa. “Quero aqui falar do meu agradecimento e do reconhecimento de todos. Veio agora uma lembrança de pessoas que deram oportunidades na vida e que, graças a Deus, soube aproveitá-las. É muito bom o bem querer manifestado do povo da minha cidade. Uma senhora chegou junto de mim e disse que foi através da minha voz que ela pôde conquistar o grande amor da vida dela”. Claudionor Germano também agradeceu a iniciativa de Wanderson Florêncio “Muito obrigado ao vereador Wanderson Florêncio por essa homenagem a mim e a Nonô. E agora eu só quero é encontrar todos vocês nos carnavais da vida!”.
No final da Solene houve a transmissão do bastão do Rei do Frevo de Claudionor Germano para o filho Nonô Germano. Logo após, o frevo tomou conta do Plenário e os dois animaram todos os convidados. “Foi uma grande manhã para todos nós! Numa Casa onde se discute política e tantas outras questões da cidade, encerrar com um ritmo que aqui nasceu é um momento histórico”, disse o presidente Vicente André Gomes.

Nenhum comentário: