sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Câmara Municipal do Recife homenageia a Acessibilidade Cultural

A acessibilidade cultural foi reverenciada na manhã desta sexta-feira, 21, em uma reunião solene repleta de arte na Câmara do Recife. Instituições e pessoas que trabalham para promover a inclusão em diversas áreas lotaram as galerias e o plenário da Casa. No pátio interno, uma feirinha de artesanato deu um colorido especial ao jardim, com produtos feitos por artistas locais. O evento foi uma iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSDB).
A solenidade homenageou, com a entrega de placas comemorativas, 17 instituições dedicadas ao incentivo e inclusão de pessoas com necessidades especiais. Em nome de todos os homenageados, Telma Andrade, da Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco, falou da importância de cada um e contou um pouco das dificuldades da associação e dos associados ressaltando que a luta deve continuar. “A força está na sociedade civil. Se você quer lutar por um cadeirante ou um cego, você tem que estar aqui. Devemos estar todos juntos nessa luta. Estou muito feliz pelo dia de hoje, pois sei que vamos conseguir. Outro dia fui para Brasília e lá ouvi ‘Parabéns, Pernambuco! O único estado que tem música em Braile e Libras’. Hoje, nós estamos de parabéns e não tem outra forma de dizer além de: Obrigada, meu Deus!”.
A professora de música Braile na Fundação Altino Ventura, Ketiane Barros, cega desde bebê, cantou e tocou violão. O Muniz do Arrasta-pé, também cego, trouxe o forró. Os Batuqueiros do Silêncio, grupo formado por surdos, deu um toque especial com apresentação de uma música feita por ele. Depois, foi a vez do Grupo Mudança apresentar um Rap. Já o Grupo Força Especial fez os participantes da solenidade dançarem ao som do Reggae.

Nenhum comentário: