Um dia após a posse coletiva, 44 candidatos aprovados no concurso público realizado pela Câmara se reuniram na manhã desta terça, 18, com a direção dos departamentos para conhecer o funcionamento da Casa. Participaram do encontro o Secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva; Diretor Administrativo, Coronel Roberto Melo; Diretor de Informática, Ricardo Ferraz; Diretora de Comunicação, Eden Pereira; Diretor do Legislativo, Paulo Rogério Nascimento; Diretora de Relações Públicas, Ana Torti; Procurador Legislativo, Izael Nóbrega; Assessor da Primeira Secretaria, Paulo Farias; Diretor de Contabilidade, Luciano Santos; e o Gestor do Patrimônio, Paulo Lins.
A estrutura da Câmara, sediada no prédio principal da Rua Princesa Isabel e nos anexos das ruas da União e da Monte Castelo, todos no bairro da Vista, foi apresentada por Jaime Paiva. “Os departamentos trabalham integrados para atender a todas as demandas da Casa”, disse ele. Jaime também anunciou que amanhã os novos servidores serão informados sobre os locais de trabalho e que na próxima segunda-feira, 24, começam a exercer efetivamente suas funções.
Izael Nóbrega explicou que a missão da Procuradoria Legislativa é dar orientação jurídica a todos os setores e também elaborar pareceres, realizar acompanhamento judicial, atender as demandas do Ministério Público junto à Presidência, entre outras tarefas. “Espero de vocês o zelo com a Coisa Pública”, ressaltou o procurador. O diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério, descreveu o funcionamento dos equipamentos do Plenário, que possui sistema biométrico para conferência de presença e votação dos parlamentares. “A Câmara foi uma das primeiras do país a apresentar todos os processos da Casa pela internet, o que possibilitou mais transparência e facilidade para o trabalho de todos os departamentos”, informou ele.
A equipe de comunicação é responsável pela produção de reportagens para o Diário Oficial do município, o Portal da Casa e redes sociais e ainda para o programa TV Câmara. “Aqui são tomadas decisões importantes para a cidade. Procuramos traduzir tudo o que acontece, da melhor forma possível, com clareza, dando transparência a todos os fatos e quem ganha com isso é a população”, avaliou a diretora do departamento, jornalista Eden Pereira. “ O portal é usado de forma colaborativa pelos setores e nós gerenciamos todo esse conteúdo”, afirmou o diretor de informática, Ricardo Ferraz.
O setor de Relações Públicas organiza todas as cerimônias, como entregas de Títulos de Cidadão, das Medalhas José Mariano e Prêmio Fernando Figueira, além das audiências públicas. “Também acompanhamos a presidência da casa durante a recepção de visitas de autoridades, como também a vinda de grupos de estudantes”, destacou Ana Torti. As necessidades relativas a material, consertos gerais, mobiliário e segurança são direcionadas a diretoria administrativa. “Espero que todos vocês incorporem o espírito público que todos nós temos aqui na Câmara”, concluiu Diretor Administrativo, Coronel Roberto Melo.
A apresentação foi aprovada pelos novos servidores. A enfermeira Araci Karina Albuquerque disse que “é muito difícil ter uma recepção dessas e mostra que vocês estão felizes em nos receber”. A arquiteta Ângela Dias ressaltou que “ter uma visão geral logo no primeiro momento em vez de ir descobrindo aos poucos, foi bom, isso dá mais ânimo pra gente”.
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